23 de abril de 2024

Pesquisadores dão dinheiro para ciclistas se doparem com EPO

Cientistas holandeses estão selecionando 48 voluntários para investigar os efeitos da substância na performance de ciclistas. Cada voluntário receberá a quantia de 860 euros

Não, você não leu errado! Pesquisadores holandeses que estão conduzindo um estudo sobre os efeitos do doping no corpo humano estão selecionando ciclistas voluntários dispostos a escalar o famoso Mount Ventoux, nos Alpes Franceses, sob o efeito do hormônio sintético eritropoietina, mais conhecido pela sua sigla EPO.

A pesquisa, promovida pelo Centre for Human Drug Research (CHDR), está selecionando cerca de 48 voluntários entre as idades de 18 a 45 anos para investigar as vantagens e efeitos colaterais do EPO na performance de ciclistas.

Para participarem do programa, os voluntários terão que enfrentar uma bateria de testes com a duração total de 12 semanas, que inclui 15 dias de treinamento de três horas cada e uma competição de 150km que inclui a escalada do Ventoux.

Para fins de comparação, um terço dos voluntários receberão injeções de EPO, outro terço receberá a mesma dose de placebo e o restante não utilizará qualquer tipo de produto. Para o experimento, cada voluntário receberá 860 euros (cerca de 3.713 reais).

Segundo os pesquisadores, a justificativa para a pesquisa é que ainda não existem estudos conclusivos sobre como a substância age na performance e no organismo dos atletas.

“A atual literatura especializada nos demonstra que não existem pesquisas conclusivas sobre os efeitos do EPO em ciclistas”, declararam os pesquisadores em seu website.

“Nossa conclusão até o presente momento é que não existem provas definitivas de como o EPO poderia efetivamente aumentar a performance de ciclistas profissionais. Nosso estudo trará alguma luz à questão”, conclui a declaração.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização