20 de abril de 2024

Técnica de impressão 3D cria quadro de bike em aço com a ajuda de braço robótico de solda

Nova tecnologia, ainda em fase de testes, abre novas possibilidades no design de quadros e componentes metálicos para bicicletas

Uma equipe de estudantes da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, criou a Arc Bicycle, a primeira bicicleta do mundo cujo quadro foi construído a partir de soldagem baseada em técnicas de impressão 3D.

Embora não seja tão comum quanto às técnicas de impressão que utilizam resinas sintéticas, a impressão 3D por soldagem metálica já existe há algum tempo. Via de regra, utiliza-se como matéria-prima um material sinterizado, que é cortado por um laser em sucessivas camadas.

Para construir a Arc Bicycle, os estudantes contaram com a colaboração da MX3D, uma empresa holandesa de tecnologia que criou a Mataerial 3D Printer, que ao contrário das impressoras 3D tradicionais, utiliza um braço robótico de solda para imprimir, através de soldagem a laser, estruturas metálicas.

Arc Bicycle

O processo de impressão é ponto a ponto, onde sucessivas camadas de solda são criadas para produzir uma coluna metálica. Através do controle preciso do local e do posicionamento da próxima solda, é possível controlar a orientação das colunas e até mesmo entrelaçá-las.

Arc Bicycle

A nova técnica é tão resistente e confiável que está sendo utilizada na construção de uma ponte para pedestres em Amsterdã.

De acordo com os envolvidos no projeto, a associação entre  MX3D e os universitários demonstra o potencial da tecnologia.

Arc Bicycle

“A ideia inicial era desenvolvermos um produto com design funcional e de uso diário. Como holandeses, a primeira coisa que veio  a mente foi uma bicicleta”, disse o estudante Stef de Groot, membro da equipe de desenvolvimento.

Arc Bicycle

“Uma bicicleta é um excelente teste para esta nova tecnologia, pois ao contrário de pontes, uma bike sofre pressões e forças de quase todos os lados”, completa.

Veja a Arc Bicycle sendo construída e pedalada:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização