20 de abril de 2024
Foto: MTB Brasília

Chave extratora de corrente SJ Tools SJ-1312

Uma ferramenta para extração de correntes de bicicleta fácil de usar, precisa, robusta, durável e que custa bem mais barato que suas concorrentes

Uma das ferramentas específicas para uso em bicicletas mais utilizadas em uma oficina mecânica, a chave extratora de correntes é também a que possui a maior oferta de opções.

É justamente neste disputado mercado que a ainda pouco conhecida no Brasil Sheng Jen Tools, ou simplesmente SJ-Tools, apresenta a sua SJ-1312, uma chave para correntes de bicicleta que reúne em uma única ferramenta características de facilidade e precisão na utilização, robustez e durabilidade, além de ter um preço absurdamente baixo se comparado às suas famosas concorrentes.

A SJ-Tools SJ-1312 é compatível com correntes de 7, 8, 9, 10 e 11 velocidades
A SJ-Tools SJ-1312 é compatível com correntes de 7, 8, 9, 10 e 11 velocidades

Embora provavelmente não ganhe nenhum concurso de beleza, a SJ-1312 chama a atenção pela sua construção robusta. Com 334 gramas de peso total e medindo 19 x 9,5 x 3,5cm, certamente não caberá em uma pochete ou bolsa de selim de bicicleta, onde um modelo mais portátil será mais conveniente. Em uma oficina entretanto, ela mostrará todo seu potencial.

Com 334 gramas de peso, a SJ-1312 é mais indicada para utilização em oficinas - Foto: MTB Brasília
Com 334 gramas de peso, a SJ-1312 é mais indicada para utilização em oficinas – Foto: MTB Brasília

Construída em liga de aço cromo-molibdênio (CrMo), o que lhe garante boas características de resistência à corrosão e rigidez, a ferramenta possui um cabo emborrachado de excelente empunhadura, que dificilmente escapará das mãos do mecânico.

Sua manivela de acionamento, de tamanho grande, proporciona a alavanca necessária para extrair o pino da corrente com um mínimo de esforço. Graças ao seu sistema de ajuste duplo do nível de entrada e de saída do pino de remoção do elo da corrente, a SJ-1312 é compatível com correntes de 7, 8, 9, 10 e 11 velocidades, incluindo correntes de 11 velocidades da marca Campagnolo.

Graças a seu cabo emborrachado e à manivela de acionamento de tamanho grande, é possível extrair o pino da corrente com um mínimo de esforço - Foto: MTB Brasília
Graças a seu cabo emborrachado e à manivela de acionamento de tamanho grande, é possível extrair o pino da corrente com um mínimo de esforço – Foto: MTB Brasília

Na extremidade oposta à manivela, um orifício permite romper de forma segura e prática a extensão-guia do pino conector utilizado em correntes da marca Shimano.

O grande diferencial da construção da SJ-1312 em relação às suas caras concorrentes é o seu engenhoso sistema de retenção, com quatro pontas que se assemelham aos dentes de uma coroa, que mantém a corrente firmemente posicionada durante a operação, o que garante sua integridade e evita que o pino de inserção da ferramenta seja danificado.

O corpo da SJ-1312 possui um sistema de retenção com quatro dentes que mantém a corrente firmemente posicionada durante a operação de montagem e desmontagem - Foto: MTB Brasília
O corpo da SJ-1312 possui um sistema de retenção com quatro dentes que mantém a corrente firmemente posicionada durante a operação de montagem e desmontagem – Foto: MTB Brasília

Como em toda boa ferramenta de corrente, o pino de inserção da SJ-1312 é substituível e a ferramenta vem com dois pinos sobressalentes que ficam armazenados em um compartimento ‘secreto’ na manivela.

Chave de corrente SJ-Tools SJ-1312

Design e ergonomia
Facilidade de operação
Custo x Benefício
Versatilidade
Peso
Robustez e durabilidade

Ótimo

PONTUAÇÃO TOTAL:

Conclusão

Apesar de seu baixo apelo estético, aliado a uma marca praticamente desconhecida em nosso país, a SJ-1312 surpreendeu pela sua construção de alta qualidade e por suas soluções de engenharia que possibilitaram a mesma torna-se uma das ferramentas de extração de correntes mais versáteis e duráveis do mercado, ainda mais se comparamos o seu preço a ferramentas mais conhecidas, que muitas vezes chegam a custar o dobro e durar menos.

Distribuída no Brasil com exclusividade pela Isapa, a chave de corrente SJ-Tools SJ-1312 pode ser encontrada nas principais lojas de bicicletas do país ao preço de 189 reais.

A favor

  • Preço baixo
  • Durabilidade
  • Precisão
  • Compatibilidade com todos os tipos de correntes encontrados no mercado

Contra

  • Nada significativo

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização