18 de abril de 2024

15 produtos indispensáveis em um oficina de bikes caseira ou profissional

Além de ferramentas apropriadas, alguns produtos que utilizamos no dia a dia podem ser de grande valia na manutenção de bicicletas

Além das ferramentas apropriadas, toda oficina mecânica de bicicletas ou ciclista aficionado precisa contar também com uma série de produtos de uso mais ou menos comum no nosso dia a dia para realizar reparos nas bicicletas. Confira:

Toalhas descartáveis

Toalhas descartáveis

Onde comprar: Supermercados e lojas de artigos de limpeza

Além de serem excelentes para a secagem e a limpeza de peças e componentes, toalhas de papel ou de tecido descartáveis fornecem uma boa base na mesa de reparos para trabalhar com esferas de rolamentos e componentes de suspensão.

Entre as diversas marcas disponíveis no mercado, minha favorita é a Scott Duramax que, ao contrário das toalhas de papel comuns, utiliza em sua composição uma espécie de tecido que não solta resíduos e pode ser lavado para ser reaproveitado. Dica preciosíssima do Gabriel Rodrigues Verçosa, gerente da oficina Bike Radical/Superbike 101.

Escovas de limpeza

Escovas Muc-Off

Onde comprar: Supermercados e bicicletarias

Para a limpeza da bike, são necessárias pelo menos três tipos de escovas: uma maior mais macia, para utilização no quadro, uma menor com cerdas mais grossas, para a limpeza de pneus; e uma de cerdas mais longas e rígidas, para a limpeza da transmissão.

Além disso, outros tipos de escovas podem ser igualmente úteis em uma oficina, como uma escova cilíndrica do tipo usado para limpeza de mamadeiras, que pode limpar eficientemente o interior do tubo do selim.

Embora muitos fabricantes de produtos para bicicletas possuam seus próprios kits de escovas, como a Finishline, a Muc-Off e a Zéfal, é possível adquirir em supermercados similares nacionais a preço bem mais em conta.

Para correntes de transmissão, é possível construir uma eficiente ferramenta de limpeza a partir de duas escovas de dentes usadas e um pedaço de câmara de ar.

 

Álcool isopropílico (Isopropanol)

Álcool isopropílico

Onde comprar: lojas de componentes eletrônicos e de informática

Um dos melhores produtos do mercado para a limpeza de discos e pastilhas de freios, o álcool isopropílico ou isopropanol é também utilizado na limpeza interna de amortecedores de suspensão e freios a disco.

Por possuir menos que 1% de água em sua composição, pode ser também utilizado na limpeza de contatos elétricos de cabos de transmissão eletrônica e ciclocomputadores.

 

Zipties

Zip-Tie

Onde compar: lojas de utilidades para o lar

Utilizadas originalmente para a organização de cabos e fios elétricos, esta prática abraçadeira plástica pode ser utilizada em um infinidade de aplicações em uma oficina de bicicletas, desde a montagem de ciclocomputadores e outros acessórios até o reparo emergencial no meio de uma trilha.

Entre os diversos tamanhos disponíveis, o de 2,5mm (largura) x 200mm (comprimento) é o mais útil para uso geral, enquanto que tamanhos menores podem ser utilizados para a fixação de conduítes de marcha ao quadro da bike.

Uma vez instalado, utilize um alicate de corte ou um cortador de unhas para aparar o excesso.

Fita isolante

Fita isolante

Onde comprar: lojas de material elétrico e supermercados

Além de serem úteis para finalizar o acabamento das fitas de guidão em bicicletas de estrada, fitas isolantes podem ser usadas para marcar a altura correta do canote de selim durante a manutenção da bike.

Trava-roscas

Loctite

Onde comprar: lojas de utilidades para o lar e artigos automotivos

Conhecidos popularmente como trava-roscas, os adesivos anaeróbicos são utilizados em todos os parafusos da bicicleta que correm o risco de se soltarem devido às vibrações, como os utilizados em rotores de freios mesas e guidões.

Para maiores informações sobre sua utilização, consulte o artigo Como utilizar corretamente adesivos trava-roscas em componentes de bicicletas.

Lixa d’água

Lixa d'água

Onde comprar: lojas de material para construção

Lixas d’água são perfeitas para remover impurezas de pastilhas de freios a disco, remover arestas de furos de aro que insistem em cortar o bico das câmaras de ar e remover rebarbas de dentes danificados de coroas, bem como preparar a superfície da câmara de ar antes de aplicar a cola e o remendo.

Utilize lixas de numeração 300 ou superior, de acordo com a finalidade (quanto maior o número, mais fina é a sua granulação).

Gorilla Tape

Gorilla Tape

Onde comprar: bicicletarias e lojas de utilizadas para o lar

Sucessor da famosa silver tape, a Gorilla Tape é uma fita adesiva de altíssima resistência, disponível em diversos comprimentos, cores e larguras.

Substitui com vantagens as fitas de aro em kits tubeless, vedando com eficiência ímpar os furos dos raios.

Graças a sua forte adesividade, pode ser utilizada como manchão de pneus rasgados, reparat sapatilhas e selins danificados etc.

Habitue-se a levar consigo um bom pedaço de Gorilla Tape enrolada em seu canivete de ferramentas para reparos de emergência no meio da trilha e até mesmo para imobilizar um dedo quebrado!

 

Polidores/cera automotiva

Polidor para quadro

Onde comprar: lojas de produtos automotivos e bicicletarias

Além de deixar a bicicleta com um aspecto de nova, ceras e polidores para quadros ajudam a repelir umidade, oxidação e sujeira. Embora a cera automotiva passa realizar este mesmo trabalho, polidores líquidos específicos para bicicleta são de aplicação mais fácil e não deixam resíduos de difícil remoção.

Evite a todo custo a aplicação acidental em discos e pinças de freios, o que poderá resultar em contaminação. Este problema é mais ocorrente em produtos com apresentação em spray, de forma que é recomendável aplicar o produto em um pano e não diretamente sobre a bicicleta.

 

Talco

Talco

Onde comprar: farmácias e supermercados

Se os pneus de sua bicicleta utilizam câmaras de ar, considere aplicar um pouco de talco comum no interior dos pneus durante a montagem. Isto irá permitir que a câmara de ar se movimente mais livremente durante o processo de enchimento, evitando ‘beliscões’ que possam resultar em furos.

Aplique o talco diretamente no interior do pneu e espalhe por sua superfície com o auxílio de um pincel.

Panos

Pano

Onde comprar: lojas de artigos de limpeza (ou utilize suas camisetas velhas!)

Utilizadas para limpeza geral, pedaços de pano são itens que não podem faltar em uma oficina mecânica ou no armário do ciclista.

Embora possam ser comparados, é mais prático dar uma destinação a suas velhas camisetas, cortando-as em pedaços para a reutilização.

Dê preferência a tecidos que não soltam fiapos e acostume-se a a manter um pedaço de pano no local onde você guarda sua bike, para limpar a corrente sempre antes de realizar sua lubrificação de rotina.

WD-40

WD-40

Onde comprar: Bicicletarias, lojas de peças automotivas, supermercados

Produto praticamente onipresente em toda casa moderna, o conhecido WD-40 pode ser utilizado para desengripar parafusos oxidados e remover adesivos no quadro, entre outras coisas. Só não deve ser utilizado jamais (!!!) como lubrificante para correntes.

Fita veda-rosca

Fita veda-rosca

Onde comprar: lojas de material de construção e hidráulicos

Utilizada na vedação de tubulações de líquidos ou gases, a fita veda-rosca pode ser utilizada para acabar com vazamentos em válvulas de pneus tubeless e extensões de válvulas de câmaras de ar, além de reparar as roscas de válvulas de amortecedores.

Luvas nitrílicas

Luva nitrílica Park Tool MG-2

Onde comprar: lojas de material médico-hospitalar e farmácias

Muitos dos produtos químicos utilizados em oficinas mecânicas no reparo de bicicletas são tóxicos e podem causar alergias e intoxicações graves. Não utilizar equipamentos de segurança como máscaras, óculos e luvas com o argumento que “mexo com isto há mais de 20 anos e nunca me aconteceu nada” é uma tremenda furada. Afinal, se ainda não aconteceu, não quer dizer que um dia não possa acontecer…

Além de manter suas mão limpas, luvas descartáveis devem ser utilizadas sempre que seja necessária a manipulação de graxas, lubrificantes, produtos de limpeza e óleos de suspensão e freios, principalmente os do tipo DOT.

Embora pareça um produto antieconômico, uma caixa com 100 luvas nitrílicas custa em torno de 30 reais. A saúde agradece o investimento!

Esmalte de unhas

Uma das piores coisas que podem acontecer em um garfo de suspensão são os arranhões causados por quedas e impactos. Mais comum do que parece, este tipo de problema pode ser minimizado e, em alguns casos, até eliminado mediante o uso de esmalte de unhas, como explica a atleta de Enduro e DH Claudia Clement:

Dê preferência por esmaltes transparentes ou da mesma cor das canelas. Aplique o produto de forma a preencher o sulco do arranhão. Espere secar e, caso necessário, aplique outra demão. A dica serve também para disfarçar pequenos arranhões em quadros de bicicleta.

Atenção!!! Esta dica não vale para arranhões causados pela falta de lubrificação/manutenção do garfo de suspensão. Caso o arranhado seja muito extenso, a única solução é a substituição das canelas internas e seus raspadores, seguida por uma revisão interna apropriada.

Jamais lixe as canelas, pois isto irá diminuir seu diâmetro e comprometer o funcionamento dos raspadores/selos.

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização