29 de março de 2024

RockShox reformula sua linha SID disposta a manter sua liderança no seguimento XC

Preocupada em não perder terreno do seguimento de XC após o lançamento da concorrente Fox Step Cast, a marca norte-americana RockShox anuncia a atualização de sua linha SID, composta pelos garfos amortecedores mais premiados da história do mountain bike.

RockShox SID 2017

Mais centrada no seguimento cross-country e mais leve do que nunca, a nova SID 2017 teve seu cartucho pneumático reformulado com uma nova plataforma que utiliza menos componentes internos, o que reduz seu peso final sem comprometer a rigidez estrutural.

A mudança mais perceptível foi a eliminação dos espaçadores internos responsáveis pelo ajuste de curso de amortecimento, agora fixo em 100mm apenas (nos modelos OEM, com exceção da SID RL, ainda é possível ajustar o curso para 80mm). A eliminação desta ‘gordura’ permitiu uma redução de peso que, no caso do modelo World Cup chega a nada menos que 150 gramas.

A nova linha herda do modelo RS-1 um sistema interno de limitação que impede o contato de metal com metal no fim do curso de amortecimento. Os garfos SID também passam a utilizar um novo conjunto de retentores e selos de baixa fricção que, segundo o fabricante, proporciona uma maior sensibilidade em impactos de baixa intensidade.

A linha SID 2017 é compatível com blocagens de roda RockShox Torque Cap, assim como eixos nas medidas 15 x 100mm e 15 x 110mm (Boost). Nos modelos comercializados em bicicletas de série serão oferecidas versões com eixos de rodas removíveis mediante a utilização de uma chave allen, enquanto que nos modelos avulsos terão a opção com alavanca de blocagem rápida.

Externamente, a nova SID conta com novos e redesenhados botões de ajuste de compressão e novas guias para cabos de freio que dispensam o uso de ferramentas.

RocksShox SID 2017

A linha RockShox SID 2017 será composta por 4 modelos: SID RL, SID RLC, SID XX e SID World Cup. Os modelos RLC e na topo de linha World Cup utilizam o novo cartucho Charger, de menores dimensões e com ajustes externos de compressão, retorno e trava. Além disso, a SID World Cup utiliza espiga e crown em carbono, o que se traduz em seu peso final de apenas 1.366 gramas (rodas 27.5″) e 1.468 gramas (29″).

Rockshox SID 2017

Todos os modelos serão comercializados em versões para rodas de  27,5″, 27,5″+ (plus) e 29 polegadas, com três opções de offset: 42, 46 e 51mm.

De acordo com a RockShox, a nova linha SID 2017 deverá estar disponível mundialmente a partir de agosto, com os seguintes preços sugeridos: SID World Cup (1.225 dólares); SID RLC (915 dólares); SID RL (Apenas OEM) e SID XX (845 dólares).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização