25 de abril de 2024
Foto: Eduardo Prates / Xterra

Xterra Brazil promove estreia da categoria Enduro em Paraty (RJ)

Maior evento de esportes outdoor do planeta, o Xterra Brazil já conta com provas e ranking de MTB

Viajar no final de semana para um lugar incrível, curtir com os amigos, descobrir novas paisagens. Tudo com muita emoção e esporte. A descrição poderia ser do XTerra, mas se encaixa perfeitamente na galera do Enduro. A modalidade que une lifestyle, adrenalina e muita bike tem sua estreia marcada para a etapa de Paraty (RJ), marcado para os dias 4 e 5 de junho. Como ponto de partida, o circuito levará aos competidores quatro especiais, com tempo cronometrado de descida em alta velocidade, sendo que a última delas reserva uma surpresa extra aos endureiros.

Foto: Eduardo Prates / Xterra
Foto: Eduardo Prates / Xterra

A fim de viabilizar e trazer todo o certificado técnico para a prova , o XTerra trouxe Felipe Pimpão para supervisionar percurso e regras a serem seguidas, com o objetivo de entregar aos inscritos um trajeto 100% Enduro. As roupas largas, os tombos e a injeção de energia serão constantes na temporada 2016 do XTerra Brazil. Considerado, por muitos, o futuro do mountain bike, o Enduro terá etapas em Paraty (4 e 5 de junho), Ilhabela (27 e 28 de agosto) e Estrada Real (24 e 25 de setembro).

A iniciativa do Xterra Brazil já encontrou eco entre os principais endureiros do Brasil. No último fim de semana, mais de 80 atletas se reuniram, em Minas Gerais e São Paulo, para os treinamentos oficiais da competição. “Os atletas/pilotos se divertiram muito nos treinos e mostraram que estão preparados para a etapa de Paraty. Na minha opinião, os XTD’s Enduro resgatam, de forma clássica, o verdadeiro espírito do MTB, conseguindo unir a descontração e divertimento inerentes à modalidade. Esperamos uma prova com grande nível técnico e que nos desafie fisicamente”, disse Yuri Bogner, que comandou a sessão de treinamentos na Serra da Cantareira, em São Paulo.

Foto: Eduardo Prates / Xterra
Foto: Eduardo Prates / Xterra

Figurinha carimbada em etapas do XTerra Brazil, Isabella Ribeiro também mostrou bastante empolgação com a chegada do Enduro ao festival. Embaixadora do XTerra Enduro, ele projeta um percurso divertido e técnico ao mesmo tempo.

“O Enduro é uma modalidade do MTB bem recente no Brasil, eu comecei a praticar no ano passado e estou adorando, pois as provas são bem divertidas e exige do atleta muita técnica e bom preparo físico. Fazer uma prova desta no cenário de Paraty e com a organização do XTerra vai ser show”, afirmou.

Foto: Eduardo Prates / Xterra
Foto: Eduardo Prates / Xterra

Além de Isabella Ribeiro que também compete no Duathlon Xterra, o Enduro contará com outras presenças importantíssimas. Confirmado para a etapa de Paraty, Guilherme Renke, forte divulgador da modalidade no Brasil, aparece como um dos principais destaques. Recentemente, ele conquistou o 5º lugar no mundial de Enduro, realizado na cidade de Bariloche, Argentina. Entre outros nomes já confirmados estão: Thiago Boaretto, Ronny Renke e Thiago Velardi.

Serviço

XTerra Paraty

  • Datas: 4 e 5 de junho de 2016
  • Local: Paraty, Rio de Janeiro (RJ)
  • Modalidades: XTerra Triathlon, XTerra MTB Cup XCM, XTerra MTB Cup Sport, Swim Challange, Half Trail Run, Short Night Run, XTerra Kids Mini Corrida e XTerra MTB Enduro.

Sobre o XTERRA

O XTERRA nasceu em 1996, no Havaí, criado pelo então atleta Tom Kiely, como a primeira prova de triathlon off-road do mundo. A partir de então a prova se internacionalizou e hoje está presente em mais de 40 países na Ásia, América, Europa e África.

No Brasil, o XTERRA começou em Ilhabela (SP), em 2005, apenas com a prova de triathlon off-road, com aproximadamente 300 atletas e então pouco conhecida entre os brasileiros, mas com muita energia para crescer.

Uma das etapas do circuito XTERRA no Brasil é escolhida para ser classificatória para o XTERRA World Championship, que acontece na Ilha de Maui, no Havaí e reúne os melhores atletas do mundo. O XTERRA Brazil distribui 50 vagas para os mais bem colocados triatletas por faixa etária, masculino e feminino, para a grande final com a nata do triathlon off-road mundial. São reunidos 800 atletas de 32 países para disputar em um percurso extremamente desafiador no terreno vulcânico da ilha americana.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização