23 de abril de 2024
Jaqueline Mourão é a única mulher a disputar quatro edições de Olimpíada - Foto: Murilo Rezende / Seppia

Jaqueline Mourão participa da cerimônia de condução da tocha olímpica

Única a representar o Brasil em quatro edições dos Jogos, atleta é convidada pelo COB a conduzir a tocha olímpica da Rio 2016 nesta quarta-feira em Salvador-BA

Primeira e única mulher a representar o Brasil numa prova de mountain bike na história das Olimpíadas, Jaqueline Mourão foi convidada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para conduzir a tocha olímpica dos Jogos do Rio 2016. A participação da multiatleta no “Revezamento da Tocha” acontecerá nesta quarta (25), em Salvador-BA.

“Fiquei muito feliz por ter sido lembrada. Carregar a tocha olímpica e participar de um grande evento como a Olimpíada é uma emoção muito grande para qualquer atleta. Vou mandar o máximo de energia positiva para todos os brasileiros que entrarem na disputa. Será um evento histórico para o Brasil”, disse a atleta.

Jaqueline Mourão é também a única atleta brasileira a participar de quatro edições dos Jogos Olímpicos, sendo duas de Verão (Atenas-2004 e Pequim-2008), no mountain bike, e duas de Inverno (Vancouver-2010 e Sochi-2014), no biatlo e no esqui cross country. Na duas últimas, a brasileira foi porta-bandeira da delegação do país durante as cerimônias de abertura e encerramento.

Jaqueline também foi eleita pelo COB a melhor atleta de mountain bike por 5 anos consecutivos (2002 a 2006) e, em 2012, recebeu o título de melhor atleta de esportes na neve.

Raiza Goulão, Isabella Lacerda e projeto MTeenB

Raiza Goulão (esquerda) e Jaqueline Mourão - Foto: Divulgação / Scott
Raiza Goulão (esquerda) e Jaqueline Mourão – Foto: Divulgação / Scott

Raiza Goulão e Isabella Lacerda são as duas melhores atletas do Brasil em mountain bike e fazem um duelo de alto nível na disputa pela vaga nos Jogos do Rio 2016. O curioso é que, quando adolescentes, as duas fizeram parte do MTeenB, projeto de formação de novos atletas idealizado e coordenado por Jaqueline Mourão e com apoio da marca de bicicletas Scott.

“Ver duas atletas que começaram comigo na adolescência, quando fizeram parte do MTeenB, hoje com chances de representar o Brasil. Eu sinto como se tivesse feito parte dessa história. Fico muito feliz”, comenta Jaque.

“Eu fui a primeira atleta a representar o MTB brasileiro em Olimpíadas. Desde a minha participação, não tivemos mais ninguém. Ter uma brasileira na disputa faz diferença”, completa.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização