24 de abril de 2024

Sherlock, o detetive eletrônico que ajuda a recuperar bicicletas roubadas

Rastreador oculto no guidão da bike utiliza rede de satélites e de telefonia celular para informar sua localização com precisão de até 5 metros

Um novo modelo de rastreador via satélite promete ser um eficiente aliado na recuperação de bicicletas roubadas. Trata-se do Sherlock GPS Tracker, que uma vez instalado no interior do guidão da bicicleta permite gerenciar sua localização com uma precisão de até 5 metros.

Sherlock

Rastreadores para bicicletas não são uma ideia nova no mercado. Com o aumento do índice de roubos e assaltos nas grandes cidades e até mesmo em trilhas, vez por outra nos deparamos com produtos que prometem localizar com precisão a bike roubada. Via de regra, trata-se de equipamentos volumosos e pesados, difíceis de serem ocultados no interior da bicicleta. Por outro lado, os poucos modelos realmente discretos pecam por serem imprecisos.

https://www.youtube.com/watch?v=hvSY1y_oGvQ

De construção semi modular e externamente revestido de material emborrachado, o Sherlock mede apenas 132mm de comprimento poe 17,5mm de diâmetro, podendo assim ser facilmente instalado no interior da maioria dos guidões disponíveis no mercado. Uma vez dentro do guidão, uma chave especial aciona uma tranca que impede sua remoção.

Sherlock

Para garantir o máximo de precisão no rastreamento, o Sherlock conta com receptores por satélite das redes GPS e GLONASS, além de também utilizar a rede de telefonia por satélites local, através da instalação de um chip SIM Card. O cruzamento destes referenciais permite, segundo o fabricante, um precisão de até 5 metros, o suficiente para permitir a recuperação da bike roubada.

Sherlock

O Sherlock possui também um acelerômetro que funciona como sistema de alarme. Ao deixar a bike na rua, seu proprietário aciona o alarme pelo seu smartphone, mediante a instalação de um aplicativo disponível para Android e iOS. Caso a bicicleta seja movida, o Sherlock envia um alerta via Bluetooth.

Sherlock

Sua bateria, recarregável, possui a autonomia de uma semana de uso e pode ser recarregada sem a necessidade de retirar o Sherlock de seu esconderijo.

Para viabilizar a produção em escala comercial do Sherlock, seus desenvolvedores deram início a uma campanha de arrecadação de fundos através do site de financiamento coletivo Indiegogo, onde o Sherlock pode ser adquirido por 130 euros (pré-venda), com entrega prevista para janeiro de 2017.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização