29 de março de 2024
Abraão Azevedo - Foto: Armin Kustenbruck / EGO Promotion

Bicampeão Brasileiro aponta os erros mais comuns dos iniciantes no Mountain Bike

Multi-campeão Abraão Azevedo dá dicas de como aprimorar a performance de quem está dando suas primeiras pedaladas nas trilhas

Como em todo esporte, uma correta iniciação no ciclismo pode evitar que alguns ‘pecados básicos’ decorrentes da desinformação ou treinamento incorreto possam influenciar negativamente em sua progressão.

Com profunda experiência adquirida não apenas graças aos seu numerosos títulos internacionais de MTB, mas também como treinador especializado na modalidade, o multi-campeão Abraão Azevedo aponta alguns dos principais erros cometidos pelos iniciantes no mountain bike. Confira:

Subestimar o próprio equipamento

Procure usar os equipamentos que você já tenha disponível. Em geral eles são suficientes para iniciar os treinos e obter uma boa progressão. Aos poucos, o atleta poderá adquirir novos acessórios e componentes para a bike que irão motivá-lo mais a cada dia.

Querer ir além do limite sem estar preparado

O primeiro passo é fortalecer a base aeróbica, utilizando marchas leves e em terrenos planos. Em geral, iniciantes no ciclismo tendem a querer treinar em um ritmo mais forte do que deveriam. Muitas vezes ficam tentados a querer seguir grupos de amigos com melhor condicionamento físico e acabam por comprometer o desenvolvimento de seu potencial aeróbico.

Mantenha a calma e a paciência, pois treinos com intensidade partir de 55% de seu limiar já são suficientes para que ocorra boa adaptação aeróbica, além de produzirem menores taxas de radicais livres.

A cada 2 ou 3 semanas, reserve uma semana para treinos mais leves e curtos. Nem sempre o mais é melhor.

Não obedecer a progressão natural

Inicialmente evite subidas em seus treinos e dê preferência por percursos mais fáceis e planos. Assim, você se manterá motivado e terá boa progressão.

Alimentação incorreta

Aqui vale a máxima: nós somos o que comemos. Uma dieta equilibrada, com carboidratos, gorduras de origem vegetal, proteínas e que privilegie verduras, frutas e grãos integrais, com certeza terá todos os nutrientes necessários para um bom desempenho na bicicleta.

Abraão Azevedo

Abraão Azevedo - Foto: Divulgação / Seppia
Abraão Azevedo – Foto: Divulgação / Seppia

Um dos maiores nomes da história do MTB brasileiro, o multi-campeão Abraão Azevedo iniciou na modalidade em 1991. Formado em Educação Física, certificou-se em análise e planejamento de treinos com utilização de medidores de potência pela Training Peaks University em Boulder, Colorado (Estados Unidos).

Paralelamente às suas atividades como atleta, Abraão trabalha como treinador, onde passa toda sua experiência para novos atletas através de sua empresa, a AAZ.

Principais títulos

  • Bicampeão Brasileiro de Mountain Bike XCM
  • Pentacampeão Brasileiro de Mountain Bike XCO
  • Campeão Pan-americano de Mountain Bike XCO Elite (1999)
  • Campeão Panamericano Mountain Bike XCO M3 (2010)
  • Campeão da UCI Mountain Bike Masters World Championships (categoria M3)
  • Medalha de bronze na UCI Mountain Bike Masters World Championships (categoria M4, 2014)
  • Medalha de prata na UCI Mountain Bike Masters World Championships (categoria M4, 2015)
  • Tetracampeão da Absa Cape Epic – Categoria Master (2013 a 2016)
  • Hexacampeão da Brasil Ride – Categoria Master (2010 a 2015)
  • Bicampeão da Costa Blanca Bike Race – Categoria M4 (2015 e 2016)
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização