29 de março de 2024

STAC Zero, o rolo de treino silencioso que não gasta os pneus de sua bicicleta

Simulador de pedaladas utiliza o princípio da resistência magnética aplicada diretamente na roda traseira, sem contato físico com os pneus da bicicleta

Seja qual for sua construção ou tecnologia utilizada, rolos de treino via de regra utilizam o próprio pneu traseiro da bicicleta em contato com um rolo ou esteira para gerar uma resistência de trabalho. Embora simples, esta solução gera dois inconvenientes: o ruído excessivo (principalmente nas bikes MTB) e o desgaste prematuro dos pneus.

Para solucionar estes problemas, a empresa canadense STAC Performance criou o STAC Zero, o primeiro rolo de treino do mundo que utiliza o princípio de resistência magnética diretamente na roda da bicicleta, sem contato físico com os pneus. O resultado, segundo o fabricante, é o rolo de treino mais silencioso já produzido.

Ao contrário dos modelos que utilizam o magnetismo para gerar uma resistência no rolo de contato com o pneu traseiro da bike, o STAC Zero utiliza um princípio físico denominado Corrente Parasita, também conhecida como Corrente de Foucault, cuja resistência é determinada pela proximidade de um material condutor (no caso, a roda traseira da bicicleta) com um campo magnético, posicionado entre as paredes do aro.

A resistência pode ser aumentada ou diminuída ajustando manualmente a distância dos magnetos em relação à roda, que fica suspensa por um blocagem especial, sem que o pneu tenha contato físico com o rolo.

“Desta forma, a potência é linearmente proporcional à velocidade da roda”, explica Andrew Buckrell, um dos fundadores da STAC Performance. “Caso o ciclista queira simular um treino leve, é possível alterar a transmissão para uma marche leve e gerar apenas 150W a 10km/h, mas se a intenção for treinar forte, basta trocar a marcha e, na mesma cadência, gerar 600W a 40km/h ou mais”.

Além de mais simples e barata, a solução utilizada no STAC Zero resulta em um modelo simples e sem partes móveis, que pode ser facilmente guardado embaixo da cama ou sofá quando não utilizado. Além disso, o fato de não gastar os pneus da bike tornam o produto econômico e prático.

Como única desvantagem, o STAC Zero não funciona em rodas de fibra de carbono.

Stac Zero

Para viabilizar a produção comercial do STAC Zero, seus desenvolvedores deram início a uma campanha de arrecadação de fundo pelo site de financiamento coletivo Kickstarter, onde o rolo de treino poderá ser adquirido em regime de pré-venda por 273 dólares e 351 dólares (versão com medidor de potência incorporado).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização