24 de abril de 2024

Sport e-Tron, a incrível (e caríssima!!!) mountain bike elétrica da Audi

Anunciada como a e-bike full suspension mais leve do mundo, bicicleta MTB do fabricante automotivo alemão pesa no bolso: serão produzidas apenas 100 unidades, a 15 mil euros cada

Seja por pressão mercadológica, seja para agradar uns poucos clientes fiéis e endinheirados, vez por outra alguns fabricantes de automóveis lançam no mercado bicicletas de alto luxo e design exclusivo que, uma vez lançadas, são pouco vistas circulando pelas ruas.

É o caso da mais nova criação da Audi, a Sport e-Tron. Lançada pela divisão especial de veículos elétricos da montadora alemã, a nova bicicleta se apresenta como a mais leve e-bike full suspension do mundo.

Audi Sport e-Tron

Com seu design futurista desenvolvido diretamente do estúdio de desenho industrial da Audi, em Munique, a Sport e-Tron foi construída em parceria com a Hailbike a partir de um quadro de fibra de carbono fornecida pela Toray, o mesmo fabricante japonês que produz matéria-prima para os componentes aviônicos para a Boeing. Sua balança de suspensão traseira utiliza carbono e liga de magnésio, o que resulta em um peso total de apenas 2,790kg, incluindo sua bateria de 36 volts e 250 watts.

Audi Sport e-Tron

O motor utilizado é o Bosch de 75Nm, com tecnologia Direct Flow, que garante uma boa resposta já a partir de 20rpm.

Todo o sistema de assistência elétrica às pedaladas é monitorado pelo computador Bosch Nylon eBike, instalado no guidão da bicicleta e que fornece informações relevantes em sua tela de LCD colorida de 3.4″ como nível de assistência e de bateria, velocidade atual, máxima e média, além de proporcionar navegação através de um receptor GPS.

Audi Sport e-Tron

De nada vale tudo isto se a bicicleta não contar com componentes de alta qualidade e a Audi não descuidou deste aspecto. A Sport e-Tron conta com amortecedores dianteiro e traseiro da marca DT-Swiss e rodas XMC 1200 da mesma marca. A transmissão utilizada é a Shimano XTR Di2, de acionamento eletrônico. Freios a disco hidráulicos Magura MT8 e selim Selle Italia completam o pacote.

Audi Sport e-Tron

Destinado a um público limitadíssimo, a nova Audi Sport e-Tron terá sua produção limitada a apenas 100 unidades, ao preço ‘camarada’ de 15 mil euros cada e será provavelmente a companheira de garagem de um Audi R8, um RS6 ou algum outro veículo da marca com o preço de 6 dígitos.

Especificações

  • Tiragem: 100 unidades
  • Formato de roda: 27.5″
  • Quadro: High modulus UD carbon monocoque
  • Motor: Bosch CX, 250 watts, torque máximo de 75 Nm
  • Bateria: Bosch lítio-íon de 36 volts, 500 Wh
  • Transmissão: Shimano XTR Di2 11velocidades
  • Amortecedor dianteiro: DT Swiss OPM ODL, com 120mm de curso
  • Amortecedor traseiro: DT Swiss X313 carbon
  • Rodas: DT Swiss XMC 1200 carbon
  • Freios: Magura MT8, com manetes de carbono
  • Selim: Selle Italia Flite Tekno Flow, customixado com couro original Audi R8
  • Computador de bordo: Bosch Nyon computer com navegação GPS
  • Velocidade máxima: 25 km/h
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização