19 de abril de 2024
Giant Anthem 2017 em ação

Com suspensão reformulada, Giant atualiza suas linhas MTB Anthem e Trance

Maior fabricante de bicicletas do mundo aprimora seu exclusivo sistema de suspensão Maestro para um melhor desempenho nas subidas e nas trilhas mais técnicas

Conhecida pelo seu ‘conservadorismo’ no que diz respeito às atualizações de suas linhas de bicicletas de mountain bike, a Giant acaba de promover uma pequena ‘revolução’ em suas gamas Anthem e Trance.

Após um bom tempo investindo maciçamente nos modelos de estrada e deixando sua linha MTB sem grandes mudanças significativas, o maior fabricante de bicicletas do planeta renova suas bicicletas topo de linha, que passam a contar com nova geometria de quadros e maior curso de amortecimento, além de um novo posicionamento dos pivôs de sua consagrada suspensão Maestro.

Suspensão traseira reformulada

Giant Trance Advanced
Giant Trance Advanced

Considerado uma das suspensões para bikes MTB mais eficientes do mundo, o sistema Maestro, desenvolvido e patenteado pela Giant, consagrou-se ao longo dos anos por sua eficiente leitura de terreno. Graças ao criterioso posicionamento de seus pivôs, a Maestro é praticamente imune ao ‘bombear’ causado pelas pedaladas, resultando em um desempenho excepcional para um full suspension que nem por isto deixa o conforto de lado.

Para 2017, a Giant demonstra que time que está ganhando, pode sim, ser mexido. Para adaptar-se à nova realidade dos circuitos mundiais de XC, mais técnicos e difíceis do que nunca, o fabricante taiwanês realizou duas importantes modificações no sistema Maestro.

A mais visível é o novo tipo de montagem do tipo trunnion, onde o ponto de conexão com a suspensão não fica nas extremidades do amortecedor, mas em seu próprio corpo. Isto permite a utilização de amortecedores com menor distância eye-to-eye (entre os dois pontos de fixação), o que resulta em um centro de gravidade mais baixo, mas sem perder curso de amortecimento.

Reformulado, o sistema de suspensão Giant Maestro passa a utilizar a montagem do tipo trunnion em seu amortecedor
Reformulado, o sistema de suspensão Giant Maestro passa a utilizar a montagem do tipo trunnion em seu amortecedor

O antigo link de conexão da balança traseira com o amortecedor passa a ser fabricado em uma só peça em fibra de carbono, o que reduziu seu tamanho pela metade em relação aos modelos anteriores. Além de mais rígido e sólido, o novo design permite a utilização de stays mais curtos, o que melhora a eficiência nas subidas e aumenta a agilidade.

Detalhe do novo link de conexão da balança traseira com o amortecedor, construído em uma só peça em fibra de carbono
Detalhe do novo link de conexão da balança traseira com o amortecedor, construído em uma só peça em fibra de carbono

Giant Anthem

Modelo topo de linha entre as full suspensions XC, a Giant Anthem foi totalmente reformulada, a começar pela geometria de seu quadro, desenvolvido especificamente para utilização com rodas 27.5 polegadas.

Desenvolvida em estreita colaboração com o veterano atleta da marca Carl Decker, a nova Giant Anthem 2017 teve seu curso de amortecimento aumentado para 110mm na traseira e 120mm na dianteira.

Topo de gama da linha Anthem, a Giant Anthem Advanced vem com quadro em fibra de carbono, rodas 27.5" e curso de amortecimento de 120mm (traseira) e 110mm (dianteira)
Topo de gama da linha Anthem, a Giant Anthem Advanced vem com quadro em fibra de carbono, rodas 27.5″ e curso de amortecimento de 120mm (traseira) e 110mm (dianteira)

O ângulo da caixa de direção está 0,5º mais aberto em relação ao modelo anterior, permitindo assim uma maior estabilidade. Graças a nova suspensão Maestro, os stays da Anthem ficaram 5mm mais curtos e mais largos, permitindo a utilização do padrão Boost de eixos de rodas e suas reconhecidas vantagens: melhor posicionamento da chainline e mais espaço para a roda traseira.

Com 130mm de curso de amortecimeto, a Giant Anthem SX 2017 está apta a encarar as trilhas mais difíceis
Com 130mm de curso de amortecimeto, a Giant Anthem SX 2017 está apta a encarar as trilhas mais difíceis

“Ter tido o privilégio de utilizar todos os 8 modelos anteriores da linha Anthem me dá una sólida base de comparação. Com os percursos cada vez mais duros e técnicos nos circuitos competitivos de XC, a nova Anthem passará a ser um novo referencial”, explica Decker.

A linha Anthem conta também com um modelo 'econômico, com quadro em alumínio
A linha Anthem conta também com um modelo ‘econômico, com quadro em alumínio

A nova linha Giant Anthem 2017 será disponibilizada em 4 versões, com quadros de carbono e liga de alumínio Aluxx SL, incluindo uma versão com maior curso de amortecimento e componentes mais robustos, destinada a utilização Trail.

Destinada à trilhas mais agressivas, a Anthem SX vem equipada com garfo dianteiro com 130mm de curso, canote telescópico e quadro em liga de alumínio Aluxx SL
Destinada à trilhas mais agressivas, a Anthem SX vem equipada com garfo dianteiro com 130mm de curso, canote telescópico e quadro em liga de alumínio Aluxx SL

Giant Trance

Destinada a utilização Trail / Enduro, a Giant Trance também conta com um novo desenho de quadro, desenvolvido para rodas 27.5″ e mais leve do que nunca, seja em sua versão de carbono ou em liga de alumínio Aluxx SL. A geometria passa a contar com uma altura da caixa de centro 5mm menor que no modelo atual, além das mudanças consequentes da utilização da suspensão Maestro já explicadas acima. O curso de amortecimento passa a ser de 140mm (traseira) e 150mm (dianteira).

Topo de linha, a Trance Advanced conta com quadro de carbono e curso de amortecimento de 140mm (traseiro) e 150mm na dianteira
Topo de linha, a Trance Advanced conta com quadro de carbono e curso de amortecimento de 140mm (traseiro) e 150mm na dianteira

Sempre utilizando seus atletas de ponta e os grandes circuitos mundiais como laboratório prático, a Giant contou com a colaboração do atleta de Enduro Adam Craig, um dos responsáveis pelo novo projeto.

O modelo básico da linha Trnce utiliza quadro de alumínio Aluxx SL
O modelo básico da linha Trnce utiliza quadro de alumínio Aluxx SL

“As bicicletas do seguimento de Trail / Enduro não param de evoluir. Criar uma bicicleta que sirva para todo tipo de terreno não é algo fácil de se realizar. Uma boa bike de Enduro precisa subir bem e descer melhor ainda. Com a nova geometria e melhorias na suspensão, a Giant Trace está muito próxima da perfeição”, disse Craig.

Serão disponibilizados dois modelos na linha Trance, um em carbono e outro em alumínio.

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