28 de março de 2024

Italiana Pinarello apresenta sua primeira bicicleta gravel bike

Derivada da consagrada Dogma F8, nova linha Pinarello GAN vem equipada com freios a disco, eixo de roda traseiro de 12mm e compatibilidade com pneus de até 38 mm

A marca italiana Pinarello, patrocinadora da Team Sky com suas Dogma F8, anuncia sua entrada no setor de ciclismo gravel, cuja crescente popularidade nos últimos anos está impulsando os maiores fabricantes de bicicletas do mundo a elaborar modelos para sua prática.

Pinarello GAN GR Disk
Pinarello GAN GR Disk

Composta pelos modelos GAN GR e GAN GR-S, a nova linha gravel da Pinarello tem seu quadro derivado do modelo Dogma F8, o que torna inevitável a comparação com sua principal concorrente, a Exploro, do fabricante italiano 3T, anunciada como a primeira bicicleta aero de gravel.

Pinarello GAN RS
Pinarello GAN RS

Entre as principais características da nova linha Pinarello GAN, destacam-se o amplo espaço para a instalação de pneus com até 38 mm de largura, eixo de roda traseira de 12 mm e montagem flat mount para freios a disco.

Pinarello GAN S
Pinarello GAN S

A principal diferença entre os modelos GAN GR e GAN GR-S reside na existência de uma suspensão traseira passiva presente na GAN GR-S, exatamente igual ao utilizado na Pinarello Dogma F8-S. Trata-se de uma suspensão pivotante pioneira localizada no triângulo traseiro do quadro, que assegura o máximo de conforto na pedalada em terrenos irregularidades, desenvolvida originalmente para fornecer uma vantagem aos ciclistas da Team Sky sobre os pavés da Paris-Roubaix.

Já o modelo de entrada da linha, o GAN GR, não conta com este recurso e conta com um quadro fabricado em fibra de carbono T600, mais acessível em comparação com o carbono de alto módulo T900 utilizado na GAN GR-S.

Pinarello GAN Disk
Pinarello GAN Disk

Os quadros de ambos modelos contam com roteamento interno dos cabos de transmissão e freios, resultando em linhas limpas e aerodinâmicas.

Pinarello GAN GR-S Disk
Pinarello GAN GR-S Disk

A geometria utilizada é a mesma para ambos modelos, com seis tamanhos de quadro disponíveis. Em suas variadas configurações, é possível montar a nova Pinarello GAN com grupos de transmissão Shimano 105 e Ultegra ou SRAM Rival e Force, rodas Fulcrum e pneus Vittoria, além de componentes da marca MOST, de propriedade da Pinarello.

Até o presente momento, a Pinarello não divulgou os preços e a disponibilidade no mercado da nova linha GAN.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização