16 de abril de 2024

Sistema permite a conversação em tempo real entre ciclistas do pelotão

Composto por fone de ouvido e aplicativo para smartphone, Bonx possibilita a comunicação entre atletas praticantes de esportes outdoor, independentemente da distância entre eles

Uma equipe de desenvolvedores japoneses está lançando no mercado um novo sistema de comunicação desenvolvido especificamente para atletas de esportes outdoor.

Composto por um fone de ouvido especial com microfone incorporado e um aplicativo para smartphones, o Bonx permite a comunicação em tempo real de um número ilimitado de atletas, independente da distância entre eles.

O fone do Bonx comunica-se ao smartphone por Bluetooh e é do tipo open-back, que permite ao atleta ouvir o som ambiente mesmo quando em funcionamento, para garantir uma maior segurança de seu utilizador. Construído para ser resistente a água e ao suor, é confortável o suficiente para ser utilizado por muitas horas.

Bonx

Com apenas dois botões físicos – um para controlar o volume e outro para cortar o áudio -, o fone do Bonx conta com um engenhoso mecanismo ativado por voz, que dispensa a utilização de botões de acionamento, algo muito útil para ciclistas, que assim não precisam tirar as mãos do guidão da bicicleta para comunicar com outros membros do pelotão. Para evitar seu acionamento acidental,  um software especial de cancelamento de ruídos impede que o sistema seja acionado por engano por ruídos ambientes, como vento e trânsito, economizando assim sua bateria.

Compatível com as plataformas iOS e Android, o aplicativo permite a conversação de um número ilimitado de usuários, o que o torna uma opção perfeita para pelotões de ciclismo de estrada ou grupos de trilheiros de MTB.

Bonx

De acordo com seus desenvolvedores, o Bonx utiliza um algoritmo de software que minimiza a latência para manter as conversações em tempo real, mesmo quando o sinal da rede de telefonia está fraco, ajustando a taxa de bits de acordo com o mesmo. Uma mensagem automática avisa automaticamente aos interlocutores quando o sinal da rede é interrompido.

Graças ao seu sucesso de vendas no Japão, os desenvolvedores do Bonx eram início a uma companha de arrecadação de fundos para viabilizar sua produção e comercialização no mercado norte-americano, através do site de financiamento coletivo Indiegogo, onde o acessório poderá ser adquirido em regime de pré-venda pelo preço de 139 dólares cada kit (fone de ouvido e aplicativo).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização