28 de março de 2024

Giant renova sua topo de linha de bicicletas MTB, a XTC Advanced

Mais versátil do que nunca, modelo emblemático do maior fabricante de bicicletas do mundo agora é compatível com rodas 27.5+ e transmissões singlespeed

Referência em hardtails peso-pluma para utilização em mountain bike competitivo, a Giant XTC Advanced faz parte do catálogo do fabricante taiwanês há quase 20 anos.

Para 2017, a Giant aposta em uma renovação de sua popular linha de bicicletas MTB que ultrapassa a barreira puramente estética, ao disponibilizar um modelo extremamente polivalente e que inclui a possibilidade de ser utilizada tanto com rodas 27.5+ (Plus) quanto 29″, além de transmissão por pinhão único, graças a utilização de gancheiras ajustáveis.

Os dropouts da nova XTC Advanced são ajustáveis, permitindo a compatibilidade com transmissões de velocidade única (singlespeed)
Os dropouts da nova XTC Advanced são ajustáveis, permitindo a compatibilidade com transmissões de velocidade única (singlespeed)

A nova linha XtC Advanced foi subdividida em três modelos, denominados  XTC Advanced+, XTC Advanced 29 e XTC Advanced+ SS , todas elas com quadros em fibra de carbono Giant Advanced e podem utilizar tanto rodas aro 29″ quanto 27.5″+ (Plus), graças à adoção do padrão Boost de eixos de rodas, mais largos e que proporcionam rodas mais rígidas e um melhor controle em terrenos acidentados. Outro destaque interessante é a compatibilidade do quadro com transmissões convencionais ou singlespeed.

XTC Advanced+

XTC Advanced+ (Laranja e preto)
XTC Advanced+ (Laranja e preto)

O modelo XTC Advanced+ vem equipado nativamente com rodas midfat 27.5+, com 3 polegadas de largura. Destinado a mountain bikers que priorizam a diversão e os terrenos técnicos, conta com um quadro monocoque Advanced SL, construído em fibra de carbono e projetado para utilizar canotes de selim de 27.2 milímetros, mais confortáveis que os modelos de maior diâmetro.

XTC Advanced+ (Verde e preto)
XTC Advanced+ (Verde e preto)

Assim como nos demais modelos, a Giant XTC Advanced+ é compatível com rodas aro 29″ e, graças aos seu dropouts horizontais e ajustáveis, pode ser convertida em uma bike singlespeed.

XTC Advanced 29

XTC Advanced 29
XTC Advanced 29

Destinada à utilização em competições de XC, a nova XTC Advanced vem configurada com rodas Giant XCR, com tecnologia Dynamic Balance Lacing (DBL), que proporciona maior eficiência e controle direcional através da utilização de enraiamento assimétrico (14 raios no lado do cassete e 7 no lado oposto).

Nos modelos topo de linha, são montadas com aros de carbono, em cubos e raios desenvolvidos pelo fabricante DT Swiss.

Assim como em toda sua linha Giant XTC Advanced, a nova XTC Advanced 29 pode ser facilmente convertida para 27.5+ ou singlespeed.

XTC Advanced+ SS

XTC Advanced+ SS
XTC Advanced+ SS

Para quem busca diversão sem complicações, a opção natural é a nova XTC Advanced+ SS. Sua configuração original utiliza transmissão de velocidade única (singlespeed), ajustável graças ao quadro em carbono advanced, com dropouts horizontais ajustáveis, compatível também com transmissões multivelocidade, caso seu proprietário mude de ideia futuramente.

A XTC Advanced+ SS vem equipada com rodas 27.5+ por 3 polegadas de largura.

Com lançamento previsto para o último trimestre deste ano, a nova linha Giant XTC Advanced ainda não teve suas especificações técnicas, disponibilidade no mercado e preços divulgados. em breve, maiores informações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização