26 de abril de 2024

Com dois anos de atraso, grupo transmissor Box ONE chega ao mercado

Fundada em 2011 pela lenda do BMX Toby Henderson, marca norte-americana quer disputar sua fatia em um mercado dominado pela Shimano e pela SRAM

Anunciado pela primeira vez há dois anos atrás, a marca norte-americana Box Components finalmente está disponibilizando no mercado seu grupo transmissor Box ONE, voltado para utilização em bicicletas mountain bike.

Box ONE

Composto por passadores, câmbio traseiro, cassete, corrente e pedivela, o novo grupo, compatível com 1x e 2x velocidades, chega às lojas com uma série de diferenciais em relação às transmissões das marcas Shimano e SRAM.

Alavanca única – O trocador de marcha do câmbio traseiro Box ONE possui apenas uma alavanca em ‘Y’, acionada pelo polegar do ciclista, mantendo os demais dedos livres para uma melhor pegada na manete e na alavanca de freio. Empurrando-a para a frente, as marchas descem, enquanto que ao puxá-la, as marchas sobem.

Box ONE

Já o passador esquerdo é fabricado pela taiwanesa microSHIFT, sendo responsável pelo acionamento do câmbio dianteiro. Possui duas alavancas distintas e seu acionamento, convencional, torna-o compatível com câmbios Shimano e SRAM.

Box ONE

Dieta de carbono – Construído em alumínio e com carcaça de nylon reforçada com fibra de carbono, o novo câmbio traseiro possui um design que procura eliminar os pontos de fricção e ser o mais limpo possível.

Compatível com 10 e 11 velocidades, o câmbio traseiro Box ONE possui um exclusivo sistema tensionador de corrente denominado CamClutch, que evita que a mesma chacoalhe em excesso. Seu peso total é de 260 gramas.

Box ONE

Duas opções de cassete – Para seu novo grupo transmissor, a Box disponibiliza três opções de cassete, uma para utilização em 10 velocidades (11-36 dentes) e duas para 11 velocidades (11-40 e 11-42 dentes). Os cassetes são fabricados pela SunRace.

Pedivela em alumínio forjado – Disponíveis nas medidas 170, 172,5 e 175mm, os novos pedivelas Box ONE contam com um exclusivo sistema de fixação das coroas através de cinco parafusos. Compatíveis com transmissões de coroa única ou dupla, podem ser montados com coroas de 28, 30, 32, 34 e 36 dentes.

Box ONE

Freios de 4 pistões – Voltados para utilização agressiva em MTB de alto desempenho, os novos freios que acompanham o grupo transmissor Box ONE utilizam quatro pistões de acionamento, ventilados e com medida assimétrica (14mm para o pistão traseiro e 17mm para os dianteiros).

Box ONE

Utilizam óleo mineral como fluido de acionamento e suas manetes possuem ajustes de distância da pastilha em relação ao rotor e distância da alavanca em relação ao guidão, que dispensam a necessidade de ferramentas na regulagem.

Box ONE

Os novos freios utilizam pastilhas do tipo orgânicas, metálicas ou sinterizadas e a alavanca de acionamento, em alumínio, é substituível em caso de quebra.

De acordo com o fabricante, o novo grupo Box ONE será comercializado a partir do fim deste ano, com preços ainda por divulgar.

A Box Components – Fundada pela lenda do BMX e do Mountain Bike, o norte-americano  Toby Henderson, a Box Components produz desde 2011 peças e componentes para bicicletas BMX. No início de 2014, a marca anunciou sua entrada no mercado de mountain bikes, através do lançamento de uma nova linha de freios, câmbios e acessórios voltados para este seguimento.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização