26 de abril de 2024

Nova funcionalidade do Strava permite monitorar em tempo real a localização do ciclista

Disponível para usuários do Strava Premium, função Beacon possibilita que até três contatos previamente selecionados possam acompanhar a trajetória do ciclista, aumentando assim sua segurança

A rede social para ciclistas mais utilizada no mundo, o Strava, acaba de receber mais uma funcionalidade, desta vez voltada para a segurança do ciclista.

Batizada de Beacon, a novo função, exclusiva para assinantes do plano Premium do Strava, permite compartilhar a localização em tempo real do ciclista para até três contatos previamente selecionados, como amigos e familiares.

Assim como na função LiveTrack da Garmin, os contatos de segurança não precisam ser membros da rede social para monitorar o ciclista, já que recebem por e-mail um link do tracklog que pode ser aberto diretamente no navegador de um computador, tablet ou smartphone.

Diferentemente do aplicativo de seu concorrente, entretanto, o Strava Beacon não oferece informações da pedalada como velocidade, distância, elevação e frequência cardíaca, fornecendo apenas a localização. Outra desvantagem é que o serviço está disponível apenas para os assinantes Premium, que pagam ao Strava a anualidade de 60 dólares pelo serviço. Já o LiveTrack é disponibilizado gratuitamente a qualquer um que possua o aplicativo Garmin Connect instalado em seu smartphone e um GPS das linhas Edge ou Forerunner.

Projetada para ser uma ferramenta de segurança simples e prática, o Strava Beacon permite que seu utilizadores possam acessá-lo através do novo ícone Beacon disponível na tela de registros. Após ativar a funcionalidade, o ciclista pode selecionar até três contatos de emergência, que receberão uma mensagem de texto com uma URL exclusiva assim que a atividade tenha início. Ao clicar no link, os contatos de segurança passam a ter acesso em seus navegadores de um mapa e tracklog em tempo real.

De acordo com Rayleen Hsu, Diretor de marketing do Strava, a ideia da criação desta nova funcionalidade partiu da própria comunidade de membros da rede social. “Desenvolvemos o produto a partir de uma pesquisa que fizemos junto aos membros do Strava, onde perguntamos quais as funcionalidades deveriam ser incorporadas ao aplicativo”, disse.

Aaron Forth, gestor de produtos do Strava, completa: “Todos os atletas querem se sentir seguros durante a prática de suas atividades e o novo recurso vai de encontro a isto. O Strava Beacon nos enche de orgulho não apenas porque atendemos a um desejo de nossa comunidade de membros, mas também porque estamos convencidos quea nova função será útil para todo tipo de ciclista, sejam eles praticantes, que utilizam a bicicleta como meio de transporte e atá para os que utilizam as bikes esporadicamente”.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização