28 de março de 2024

Rungu Juggernaut, a fat-bike mais estranha do mundo, ganha versão elétrica

Desenvolvida para transpor todo tipo de terreno, bicicleta do tipo trike conta com garfo duplo – que abriga dois pneus de 4.8 polegadas de largura cada – e motor de 2 mil watts de potência

Uma das bicicletas mais estranhas e originais dos últimos anos, a fat-bike Rungu Juggernaut acaba de ganhar uma versão eletricamente assistida.

Conhecida por seu design pouco ou nada ortodoxo, com duas rodas na parte traseira e uma atrás, a trike norte-americana passa a contar com um motor de tração direta e 2 mil watts de potência, no interior do cubo traseiro.

Uma bateria de lítio-íon, com 52V por 12,5 amperes, instalada sob o tubo inferior do quadro, garante uma autonomia de até 32km sem a necessidade de recarga. Um painel de controle, localizado no guidão da Juggernaut permite monitorar seu modo de operação, nível da bateria e velocidade.

Projetada para transpor facilmente terrenos com neve, lama ou areia, a Rungu Juggernaut é construída  a partir de uma quadro super reforçado de liga de alumínio 6061-T6, no tamanho único de 13,4 polegadas (medida tomada de sua caixa de centro à junção entre o tubo do selim, stays e o tubo superior.

Rungu Electric Juggernaut
Rungu Electric Juggernaut

O quadro possui duas caixas de direção interligadas por uma barra estabilizadora, que abrigam um garfo duplo com 5 polegadas de largura interna cada. Isto tornou possível a instalação de duas rodas aro 26″, cada uma com um pneu de impressionantes 4,8 polegadas de largura. De acordo com o fabricante, esta solução garante um nível excepcional de tração, mesmo quando utilizando alforjes de carga em sua capacidade máxima.

Rungu Electric Juggernaut

Para economizar a bateria (e as pernas!), a Rungu Juggernaut conta com transmissão de 9 velocidades, com coroa de 36 dentes. A trike conta ainda com freio a disco duplo na dianteira Avid BB5, freio traseiro hidráulico Avid, guidão FSA Comet Low Riser e selim Velo Plush VL60 HD, entre outros.

O peso total da Rungu Juggernaut Eletric é de 41kg, 15,6kg mais pesada que a versão sem motor e seu preço para o consumidor é de 4.300 dólares, nos Estados Unidos. Até o momento, não existe a previsão de comercialização do modelo no Brasil.

Maiores informações: Rungu

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização