26 de abril de 2024

Como remover manchas de asfalto da pintura da sua bicicleta

Uma solução barata, fácil de utilizar e ambientalmente correta, ainda que ‘esquisita’…

Ciclistas que transitam por ruas e avenidas volta e meia se deparam com uma situação desagradável: manchas de alcatrão no quadro de suas bicicletas, causadas principalmente pelo asfalto novo ou recém-recapeado.

Difíceis de serem removidas através de uma lavagem comum, esses pontos negros no quadro da bike não apenas comprometem a estética, como também podem a médio prazo reagir com a pintura e até mesmo a resina dos caros quadros de carbono, comprometendo sua integridade.

Felizmente, existe uma solução caseira para a remoção das manchas asfálticas, que é ao mesmo tempo barata, fácil de utilizar e ambientalmente correta, ainda que ‘esquisita’. Para isto, tudo que você vai precisar é de um pano macio e… manteiga de amendoim!

Além de saborosa, a manteiga de amendoim pode ser utilizada para remover manchas de asfalto da bike
Além de saborosa, a manteiga de amendoim pode ser utilizada para remover manchas de asfalto da bike

Espalhe um pouco de manteiga de amendoim na superfície do quadro a ser limpa. espere agir por alguns minutos e em seguida esfregue o local com o auxílio de um pano de algodão macio (trapos de camisetas velhas são ótimos para isto). Feito isto, remova o excesso e dê um polimento final com o auxílio do pano.

Os óleos naturais da manteiga de amendoim possuem uma ação emoliente que amacia o alcatrão do asfalto, ao mesmo tempo que a textura do amendoim pulverizado age como um removedor ao ser esfregado contra a mancha.

A grande vantagem deste método é que ele não ataca a pintura do quadro e ainda deixa ele brilhando.

ATENÇÃO! Utilize apenas manteiga de amendoim de textura fina. Por razões óbvias, as versões ‘crocantes’ não devem ser usadas.
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização