28 de março de 2024
TwinBurst BigJump

Fabricante traz tecnologia automobilística de última geração para suas e-bikes

Tração controlada eletronicamente nas duas rodas, sistemas de freios ABS e de carregamento da bateria durante a frenagem são apenas alguns dos recursos da nova linha TwinBurst

Um fabricante francês lançou no mercado europeu um novo conceito em bicicletas eletricamente assistidas (e-bikes), que agrega tecnologia até então disponível na indústria automotiva.

Formada por quatro modelos, a linha TwinBurst diferencia-se pela utilização de dois motores elétricos, instalados nos cubos das rodas dianteira e traseira, o que proporciona uma tração integral da bicicleta.

Segundo o fabricante, as vantagens de se utilizar dois motores ao invés de um incluem a melhor tração em diversos tipos de terreno, propulsão mais suave – sem a sensação de ser empurrado ou puxado típica das bikes com motores na roda dianteira ou traseira -, maior segurança e maior autonomia da bateria.

Tecnologia inédita – A opção pelo uso de dois motores proporcionou à linha TwinBurst beneficiar-se de um recurso tecnológico até então inédito na indústria ciclística, o sistema eletrônico de controle de tração ASR. Disponível apenas em carros esportivos de última geração, o ASR utiliza sensores localizados nos cubos das rodas para detectar eventuais perda de tração. Quando isto ocorre, uma central de controle localizada no quadro da bike reduz automaticamente a potência do motor da roda que derrapou e aumenta a potência da roda oposta, aumentando assim o controle da bike, mesmo nas situações mais difíceis.

Detalhe da central de comando eletrônico que comanda os sistemas de tração, ABS e frenagem regenerativa da TwinBurst
Detalhe da central de comando eletrônico que comanda os sistemas de tração, ABS e frenagem regenerativa da TwinBurst

Freios ABS – Ao contrário dos freios a disco hidráulicos de bicicletas comuns, os freios da TwinBurst funcionam em conjunto com os motores, proporcionando paradas mais controladas e eficientes. Quando os freios traseiro ou dianteiro são acionados, a central de controle reduz automaticamente o torque da roda correspondente e fazendo com que a mesma atue como um freio motor de automóvel e impedindo seu travamento total.

Recarga em trânsito – Outro recurso incrível da TwinBurst é seu exclusivo sistema de frenagem regenerativa, que recarrega a bateria todas as vezes em que os motores são cortados ou quando se acionam os freios da bike. De acordo com o fabricante, este sistema proporciona um aumento de autonomia de até 65% dependendo do terreno.

É possível ao usuário monitorar e controlar as funções da TwinBurst mediante um aplicativo para smarthphone gratuito, conectado via Bluetooth à central de comando da bike.

Através dele é possível monitorar dados como velocidade, potência do motor e potência da pedalada, status da bateria e nível de frenagem regenerativa, além de poder controlar o modo de assistência dos motores.

Interface do aplicativo para controle da TwinBurst
Interface do aplicativo para controle da TwinBurst

Para facilitar sua utilização, a TwinBurst conta com um prático suporte universal para smartphones, a prová de água e de impactos, localizado no guidão da bike.

O aplicativo conta também com modo de navegação por satélites e controle de calorias consumidas.

Modelos – O catálogo da linha TwinBurst é formado por quatro modelos de e-bikes, cada uma destinada a um público específico e tendo em comum a construção do quadro em liga de alumínio, tração integral controlada eletronicamente e todas as tecnologias acima citadas.

BigJump

TwinBurst BigJump
TwinBurst BigJump

Modelo topo de linha off-road, a BigJump é uma e-MTB full suspension com rodas de 27.5 polegadas e 150 milímetros de curso de suspensão. É equipada com sistema de assistência elétrica de duas rodas motrizes com ABS, freios regenerativos e controle de tração eletrônica ASR.

A bike é alimentada por uma bateria de células Samsung de 48V por 330Wh, com uma autonomia de 50 a 100km. A configuração inclui um garfo de suspensão RockShox Reba RL de 120 milímetros de curso, amortecedor traseiro RockShox Monarch RL e transmissão SRAM X7 de 3 x 9 velocidades.

TwinBurst BigJump pesa 22,5kge é comercializada na Europa por 5.690 euros.

Jump

TwinBurst Jump
TwinBurst Jump

Versão hardtail de e-MTB, a Jump vem equipada com rodas no formato 27.5+ (Plus), amortecedor RockShox Recon Gold com 120 milímetros de curso e transmissão SRAM X7 de 3 x 9 velocidades. Seu peso total é de 21,5kg e seu preço 4.990 euros.

Urban

TwinBurst Urban
TwinBurst Urban

Destinada – como seu nome deixa explícito – ao uso nas ruas e avenidas das grandes cidades, a Urban vem equipada com garfo comfort com 30mm de curso e transmissão SRAM X5 de 1 x 9 velocidades. O peso declarado deste modelo é de 21,5kg e é comercializada na Europa por 4.890 euros.

Trekk

TwinBurst Trekk
TwinBurst Trekk

Uma e-bike feita especialmente para o cicloturista. Esta é a proposta da TwinBurst Trekk, que conta com bagageiro traseiro de alta resistência, garfo dianteiro SR Suntour NEX com 80 milímetros de curso e transmissão SRAM X5 de 1 x 9 velocidades. A TwinBurst Trekk pesa 22kg e seu preço médio é de 4.700 euros.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização