28 de março de 2024

Diamondback lança a ‘bicicleta de triathlon mais rápida do mundo’

Inspirada no design de motocicletas do MotoGP, nova Andean utiliza um novo conceito em aerodinâmica, com seu quadro semi-carenado e repleto de espaços para armazenagem de objetos

A marca norte-americana Diamondback anunciou o lançamento de um novo modelo de bicicleta que promete ser a ‘bicicleta de triathlon mais rápida do mundo’, de acordo com seus projetistas.

Denominada Andean, a nova bicicleta incorpora justamente todas as características que a União Ciclística Internacional (UCI) proíbe em provas de contra-relógio sobre a limitação do design aerodinâmico de quadros, mas permitidas em bikes de triathlon.

Diamondback Andean

Desenvolvida em parceria com o especialista em aerodinâmica Kevin Quan, a Andean utiliza um quadro em fibra de carbono mais espesso que o normalmente utilizado, com prolongamentos ou semi-carenagens que controlam o vento de forma mais eficiente, de acordo com testes realizados no túnel de vento do instituto de Estudos Aeroespaciais da Universidade de Toronto.

Segundo Quan, as rodas são a parte da equação mais importante na questão da aerodinâmica das bicicletas. Uma vez instalada, a melhor coisa a se fazer em um projeto é preencher o espaço entre elas da melhor maneira possível.

Logo a primeira vista, o design do quadro chama a atenção para a região da caixa de centro, onde uma cobertura aerodinâmica denominada Aerocore praticamente cobre toda a região, suavizando o fluxo de ar entre as rodas dianteira e traseira, zona de maior turbulência nas bicicletas.

https://vimeo.com/182747835

Desenvolvida para ser utilizada com freios a disco hidráulicos, a Andean é ideal para provas de longa distância, graças em parte ao seu amplo espaço para armazenagem de ferramentas, acessórios, itens de nutrição e até uma prática lixeira, para depositar as embalagens de géis e barras energéticas.

A DiamondbackAndean é repleta de espaços para armazenagem de itens
A DiamondbackAndean é repleta de espaços para armazenagem de itens

A Andean será produzida em série pela Diamondback a preços que oscilam entre 8.069 dólares, para uma montagem que inclui o grupo transmissor eletrônico Shimano Dura-Ace Di2, freios hidráulicos Dura-Ace e rodas HED Jet Black 9; a 4.779 dólares para uma montagem mais ‘básica’, com grupo SRAM Force X1 e rodas HED Ardennes Plus.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização