25 de abril de 2024
Linha Audax FS - Foto: Marcelo Barreto / MTB Brasília

Marcas brasileiras são destaques da 7ª edição do Shimano Fest

Novas bicicletas, acessórios e tecnologias demonstram que, longe de se acomodar com a crise, a indústria nacional está disposta a brigar de igual para igual com a concorrência internacional

Apesar da tão alardeada crise econômica, a indústria ciclística brasileira tem investido maciçamente no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, como pudemos conferir de perto por ocasião da sétima edição do maior festival de bike da América Latina, o Shimano Fest, que está sendo realizado em São Paulo até o dia 25 deste mês.

Confira algumas das principais novidades que as marcas nacionais estão reservando para a próxima temporada:

Detalhe do posicionamento do amortecedor traseiro na nova linha Audax FS - Foto: Marcelo Barreto / MTB Brasília
Detalhe do posicionamento do amortecedor traseiro na nova linha Audax FS – Foto: Marcelo Barreto / MTB Brasília

Audax – Lotado de entusiastas, o estande da Audax chamou atenção para os novos modelos de bicicletas, como a nova linha FS, composta por diversos modelos full suspension cuja principal característica é o posicionamento do amortecedor traseiro integrado ao top tube, solução pouco usual que permite um maior standover mais baixo sem interferir no funcionamento da suspensão.

Foto: Marcelo Barreto / MTB Brasília
Foto: Marcelo Barreto / MTB Brasília

Outro destaque foi a apresentação do protótipo de um novo modelo hardtail no formato 27.5+ (Plus), a primeira bicicleta brasileira neste formato. Compatível tanto com rodas ‘gordas’ quanto aro 29″, o novo modelo, que ainda sequer tem nome, deverá ser lançado comercialmente a partir do primeiro trimestre de 2017.

Protótipo da Audax 27.5+, a primeira bicicleta no formato produzida por uma marca brasileira
Protótipo da Audax 27.5+, a primeira bicicleta no formato produzida por uma marca brasileira

Atrio – Fabricante especializado em equipamentos eletrônicos para uso esportivo, a Atrio apresentou em primeira mão sua nova câmera de ação FullSport Cam 4k, que incorpora uma série de recursos comumente encontrados apenas nos modelos mais caros de seus concorrentes importados, como gravação de vídeo na resolução 4k a 30 quadros por segundo ou em FullHD 1080p a 60fps, graças ao seu sensor CCD produzido pela japonesa Sony.

Atrio FullSport Cam 4k
Atrio FullSport Cam 4k

Compacta e de pequenas dimensões, a FullSport Cam 4k possui conexão WiFi, tela LCD traseira de 2 polegadas e controle remoto incluso, além de vir com diversas opções de montagem que permitem sua fixação no quadro ou guidão da bicicleta e no capacete, tudo isto a um preço extremamente convidativo: apenas 699 reais.

Roda Everest MGCi, da brasileira Vzan - Foto: Marcelo Barreto / MTB Brasília
Roda Everest MGCi, da brasileira Vzan – Foto: Marcelo Barreto / MTB Brasília

Vzan – Na tenda da brasileira Vzan, o grande destaque ficou por conta da nova roda Everest MGCi, o primeiro modelo da marca com aros em fibra de carbono.

A nova roda utiliza um aro com 23mm de largura interna, construído com fibras de carbono unidirecionais, compatível com sistemas tubeless mediante a utilização de um kit de conversão que acompanha o produto.

Voltada para utilização em XC competitivo, a Everest MGCi Carbon utiliza em seu cubo traseiro um freehub especial que utiliza 6 engrenagens contra 72 da catraca interna, mantendo a roda sempre tracionada e sem folgas no pedivela.

Foto: Marcelo Barreto / MTB Brasília
Foto: Marcelo Barreto / MTB Brasília

Compatível com eixos de 9 e 15mm na roda dianteira e 135 × 10 e 142 x 12mm na traseira, a nova roda Vzan Everest MGCi será comercializada ao preço médio de R$ 2.469,00

CicloRiders – Uma plataforma colaborativa para facilitar a organização e encontro de grupos de pedaladas. Esta é a proposta do CicloRiders, um aplicativo que permite reunir grupos de ciclistas – sejam eles mountain bikers, estradeiros ou urbanos – para um único objetivo em comum: pedalar em grupo.

O aplicativo permite gerenciar facilmente grupos de pedal e pedaladas
O aplicativo permite gerenciar facilmente grupos de pedal e pedaladas

Com o aplicativo é possível enviar convites, informando dados como a quilometragem, nível de dificuldade, número de ciclistas e itinerário, de forma rápida, segura e prática.

 É possível não apenas tomar conhecimento de informações como distância e nível de dificuldade do percurso, mas também avaliar cada ciclista participante, que recebe uma nota do grupo
É possível não apenas tomar conhecimento de informações como distância e nível de dificuldade do percurso, mas também avaliar cada ciclista participante, que recebe uma nota do grupo

Uma vez aceito o convite, o ciclista terá acesso ao endereço e horário do ponto de encontro, além de contar com um chat exclusivo para cada pedalada, para trocar informações com os demais membros. Por questão de segurança, apenas ciclistas convidados por membros podem participar do grupo.

Após a pedalada, o CicloRiders registra o percurso e dados da pedalada, através de integração com o aplicativo Strava e ainda permite a avaliação de cada membro do grupo.

Graças à integração do CicloRiders com outros aplicativos como o Strava e o Facebook, é possível compartilhar os dados da pedalada dentro da plataforma
Graças à integração do CicloRiders com outros aplicativos como o Strava e o Facebook, é possível compartilhar os dados da pedalada dentro da plataforma

A aplicativo, gratuito e disponível para as plataformas Android e iOS, está em fase final de testes e pode ser baixado gratuitamente no site do CicloRiders.

Em breve disponibilizaremos um teste completo sobre o aplicativo, aguardem!

Caloi – O fabricante de bicicletas mais antigo e conhecido do Brasil aproveitou a realização do Shimano Fest para apresentar sua nova e-bike. Ainda em fase de protótipo e sem nome definido, a nova bicicleta eletricamente assistida da Caloi conta com um conjunto motor / bateria Shimano STePS, que fornece um torque de até 70Nm.

Protótipo da nova e-bike da Caloi
Protótipo da nova e-bike da Caloi

Para facilitar nas pedaladas, a e-bike da Caloi conta com um grupo transmissor Shimano Deore, farol frontal alimentado pela própria bateria da bike e um painel de controle digital, destacável, para controlar os diferentes modos de assistência motorizada, potência do farol e autonomia da bateria.

De acordo com o fabricante, a nova e-bike da Caloi deverá ser produzida em série a partir de meados de 2017.

Oggi – Produzidas pela Isapa, um dos maiores distribuidores de componentes e acessórios para bikes do Brasil, a marca Oggi apresentou no Shimano Fest sua nova Agile Sport, uma mountain bike aro 29″ construída a partir de um quadro em fibra de carbono monocoque, com cabeamento interno, grupo transmissor Shimano Deore de 2 x 10 velocidades, freios Shimano Deore e garfo amortecedor Manitou Marvel, com 100mm de curso.

Oggi Agile
Oggi Agile

De acordo com a Oggi, a nova bike será comercializada ao preço médio de R$ 9.690,00.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização