29 de março de 2024
Foto: Divulgação / CIMTB

Etapa da CIMTB Levorin em Congonhas tem novidades nas largadas

Categoria Dupla Pro largará no sábado junto com os atletas da CIMTB Levorin. Todas as categorias do percurso reduzido, de 40 km, largarão no domingo

A Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) se prepara para a etapa que fecha a temporada, em Congonhas. O evento será entre os dias 18 e 20 de novembro e terá competições de Maratona (XCM), o tradicional Desafio da Ladeira e a corrida a pé, a Night Run. No XCM, o evento irá oferecer categorias para o percurso completo, de 60 km, e o percurso reduzido, de 40 km. Dentre as novidades este ano, está a largada da categoria Dupla Pro que será no sábado junto com os atletas da CIMTB Levorin que fazem o percurso de 60 km. Além disso, todas as categorias do percurso reduzido de 40 km largarão no domingo.

A competição será aberta com o Desafio da Ladeira, na sexta-feira (18). As baterias eliminatórias serão compostas por no máximo 20 atletas cada, na qual, os melhores por baterias irão para a Grande Final, composta de 12 atletas, os ‘Profetas’. O número de atletas que serão classificados para a final em cada eliminatória, dependerá do número de inscritos. Podem participar do Desafio da Ladeiras inscritos na CIMTB Levorin nas categorias Super Elite Masculina e Feminina, Júnior, Sub30, Sub35, Sub40 e Sub45. Da Copa de Amadores apenas os atletas inscritos na Expert, Cadete, Master, Veterano e Femininas Júnior, Sub40 e Over40 poderão participar desta prova.

Foto: Divulgação / CIMTB
Foto: Divulgação / CIMTB

No sábado, será realizado a partir das 11h o Congresso Técnico. Nele serão definidos todos os detalhes da competição. As largadas do XCM começam a partir das 15h. Largam neste dia todas as categorias do percurso completo, de 60 km, que são: Super Elite (Feminina, Masculina e Sub-23), Júnior Masculina, Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50 e Sub-55. A novidade este ano é a largada da categoria Dupla Pro, da Copa de Amadores, que será no sábado, junto com os competidores da CIMTB Levorin. As premiações começam a partir das 18h30.

Outra novidade é que no domingo todas as categorias do percurso reduzido, de 40 km, começam a largar partir das 9h15. As premiações serão a partir das 14h30. De acordo com o organizador do evento, Rogério Bernardes, as mudanças atendem sugestões de atletas que competem no evento. “Sábado, todas as categorias do percurso de 60 km estarão sozinhas na competição e os amadores com algumas categorias da CIMTB correm sozinhas no domingo os 40 km. Com isso não teremos mais o encontro dos atletas que existia e que recebíamos várias sugestões para tentar evitar. A única solução foi separar as provas visando dar mais qualidade, segurança e, principalmente, atender às sugestões dos atletas que trazem melhorias continua à CIMTB Levorin”, afirmou.

De acordo com ele, dividir a competição em dois dias será um grande desafio. “A prova já não estava comportando quase 2 mil atletas em um só dia e queremos garantir o melhor em qualidade e segurança para todos os participantes. A expectativa é das melhores e tenho certeza que Congonhas receberá os atletas da melhor forma como sempre foi”, disse Rogério.

A CIMTB Levorin conta pontos para os seguintes rankings: União Ciclística Internacional, Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Mineira de Ciclismo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização