20 de abril de 2024

Tranca anti-furto para bicicletas faz ladrão passar mal e vomitar

Ao ser violada, SkunkLock libera um composto químico de cheiro nauseabundo, fazendo com que o ladrão tenha enjoos e comece a vomitar incontrolavelmente

Para evitar o crescimento dos índices de furto a bicicletas trancadas em paraciclos, uma curiosa invenção lançada recentemente nos Estados Unidos pretende dar uma nova abordagem às trancas anti-furto, ao dar literalmente o troco nos ladrões.

Trata-se da SkunkLock, uma resistente tranca em aço inox e cadeado incorporado que, uma vez violada, libera um fortíssimo composto químico a base de pimentas que faz com que o ladrão tenha enjoos e passe a vomitar de forma incontrolável.

De acordo com seus inventores, os norte-americanos Daniel Idzkowski e Yves Perrenoud, atualmente a grande maioria das travas anti-furtos comuns utilizadas por donos de bicicletas pode ser inutilizada em menos de um minuto com o uso de uma serra. Esta relativa facilidade faz com que o número de bicicletas roubadas nos Estados Unidos chegue a 1,5 milhão por ano.

Apesar de não ser imune à ladrões munidos de serra circular ou torquesas, o SkunkLock (trava ‘gambá’ em inglês) pretende reduzir drasticamente estes índices através de uma abordagem mais agressiva contra os ladrões, que com certeza pensarão duas vezes antes de serrar os braços desta inovadora tranca anti-furto.

A invenção custa 99 dólares (em torno de 315 reais) e está em fase de pré-venda no site de financiamento coletivo IndieGogo, com entrega das primeiras unidades prevista para junho de 2017.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização