29 de março de 2024

EcoHelmet, o capacete dobrável para ciclistas… feito de papel!

Construído em um padrão radial no formato de colmeia, acessório consegue promover uma absorvição de impactos mais eficiente que a maioria dos capacetes convencionais

Adepta da utilização da bicicleta como meio de transporte, a nova-iorquina Isis Shiffer sempre viu o capacete como algo necessário, porém incômodo, já que uma vez utilizado passava a ocupar um valioso espaço útil em sua mochila.

EcohelmetPensando nisso, a engenheira industrial de 28 anos desenvolveu o EcoHelmet, o primeiro capacete dobrável para ciclismo feito em papel reciclado.

Para garantir o máximo de proteção quando em uso e ocupar o mínimo de espaço após a pedalada, o EcoHelmet utiliza um engenhoso padrão radial no formato de colmeia, construído em papel reciclado com um tratamento em resina impermeabilizante o que, segundo Shiffer, garante uma absorvição de impactos mais eficiente do que a tradicional espuma de poliestireno expandido (EPS).

De acordo com Isis Shiffer, o novo modelo de capacete soluciona um problema comum para utilizadores de sistemas de compartilhamento de bicicletas.

“A maioria das pessoas que utilizam bicicletas públicas não usa capacete porque eles ocupam muito espaço quando não estão sendo utilizados. Aqui em Nova York, 90% dos usuários do sistema City Bike não utiliza este acessório”, disse a designer.

EcoHelmet

“Um capacete que seja ao mesmo tempo barato, leve, fácil de transportar e que ao mesmo tempo proporcione segurança é algo como o ‘Santo Graal’ para os ciclistas urbanos”, completa.

Para Isis, embora existam atualmente opções de capacetes dobráveis, nenhum se equipara ao EcoHead: “Nenhum capacete disponível no mercado é tão portátil quanto este”, garante.

EcoHelmet

“É uma questão de conforto e acessibilidade. Se você é um ciclista esporádico, dificilmente irá comprar um capacete caro. Para este público-alvo, o ideal é utilizar um modelo que caiba facilmente na bolsa ou na mochila”.

Popularização – Os planos de Shiffer para o EcoHelmete vão além do seu desenvolvimento e comercialização convencional. Para isto, a designer pretende abrir uma franquia de máquinas de venda automática distribuídas estrategicamente próximas a pontos de aluguel de bikes e parques públicos, onde os capacetes poderão ser adquiridos facilmente a baixo custo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização