26 de abril de 2024

Designers criam quadro de bicicleta impresso em 3D com iluminação interna

Construída com tubulação de polímero sintético transparente, Aurora Bright Bike conta com centenas de LEDs em seu interior para ser vista a distância

Um grupo de designers e desenvolvedores norte-americanos lançou este mês no site de financiamento coletivo Kickstarter um projeto de bicicleta construída com tecnologia 3D, cujo principal diferencial é a sua capacidade de ser auto iluminada, dispensando a necessidade de se usar faróis e luzes de segurança em condições de baixa luminosidade.

Batizada de Aurora Bright Bike, a bicicleta é construída a partir de um quadro que utiliza tubulação em polímero sintético, impressa em 3D, com juntas em liga de alumínio.

Aurora Bright Bikes

Em seu interior, um sistema composto por centenas de LEDs é responsável pela retroiluminação do quadro, que pode ser configurada por meio de um aplicativo para smartphone. O resultado é uma bicicleta que pode ser vista a distância sob quaisquer condições de iluminação.

Aurora Bright Bikes

Os quadros da bike serão disponibilizados em três tipos de acabamentos distintos: Transparente, onde os LEDs são facilmente discerníveis através de seu interior; Translúcido, que resulta em um visual esmaecido e; Opaco, que dá um efeito visual similar ao de lâmpadas de neon.

Aurora Bright Bikes

Caso a campanha de financiamento coletivo atinja a sua meta, as bicicletas Aurora Bright Bike serão disponibilizadas em três opções de montagens completas: Single Speed (800 dólares), Prometheus 1, com programação da iluminação via smartphone (1.000 dólares); e a Apollo XI Limited Edition (2.500). Existe ainda a possibilidade de aquisição do quadro avulso, por preços a partir de 500 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização