20 de abril de 2024

Bambubini, a bicicleta infantil de bambu laminado ‘made in Brasília’

Construída em bambu laminado e destinada a meninos e meninas de 3 a 7 anos, bike infantil ‘cresce’ com a criança, incentivando-a no hábito de pedalar

Um novo projeto de bicicleta infantil desenvolvida em Brasília (DF) promete resolver de forma definitiva um dos maiores problemas do pais: a obrigatoriedade da substituição da bike por modelos maiores devido ao crescimento de seus filhos.

Construída pela empresa Bamboo Bikes Brasil a partir de laminado de bambu, a Bambubini é uma bicicleta versátil que ‘cresce’ com a criança, funcionando como uma bicicleta de equilíbrio (balance bike) para meninos e meninas de 3 a 7 anos, com o quadro em posição baixa e alta, sem as rodinhas e sem os pedais, o que permite que a criança ache seu equilíbrio com tranquilidade.

Quando a criança consegue se equilibrar, é só girar o quadro em posição alta e instalar os pedais, fazendo com que a Bambubini passe a funcionar como uma bicicleta convencional.

Esta solução garante um melhor aproveitamento da bicicleta, além de uma redução dos custos na aquisição de outras bikes: 

“Comprar três bicicletas de forma poder acompanhar o crescimento da criança, por exemplo, custaria cerca de R$ 1.000 reais, enquanto que a Bambubini será comercializada por cerca de R$ 750,00”, diz Phillip James Fiuza Lima, desenvolvedor da bicicleta de bambu.

Phillip informa ainda que o projeto da Bambubini levou em consideração outros aspectos em seu desenvolvimento, como a utilização de materiais ambientalmente corretos como o laminado de bambu, resistente e durável. Em sua construção, foi levada em consideração o desperdício mínimo de materiais. “O bambu laminado facilita a fabricação em maior escala devido ao desenho da bicicleta, que permite o máximo aproveitando da matéria-prima. Aqui nada é desperdiçado. Mesmo as sobras e até o pó da serragem são reaproveitados para outros trabalhos artesanais”, disse.

Para viabilizar a produção da Bambubini em escala comercial, Phillip criou uma campanha de financiamento coletivo através do site de crowdfunding Catarse, onde a bicicleta infantil poderá ser adquirida em regime de pré-venda ao preço promocional de 650 reais.

Qualidade e segurança – A questão de segurança também não foi deixada de lado. Segundo seu desenvolvedor, tão logo sua meta de financiamento seja alcançada, a Bambubini entrará em processo de certificação pelo INMETRO, atendendo também às certificações ABNT, AMST e ISO.

Devido a isto, o prazo da entrega das primeiras bicicletas será de 90 dias, mais especificamente em março de 2017.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização