25 de abril de 2024
Raiza Goulão na abertura da Taça Brasil - Foto: Divulgação / Esporte na Foto

Raiza Goulão finaliza temporada 2016 com vitória na Taça Brasil de MTB

Bicampeã brasileira de mountain bike somou mais 30 pontos no ranking da UCI (União Ciclística Internacional)

A bicampeã brasileira de mountain bike, Raiza Goulão (Specialized Racing BR), encerrou sua temporada de 2016 com mais uma vitória. A ciclista goiana venceu em Maricá (RJ) a terceira e última etapa da Taça Brasil de MTB e somou mais 30 pontos no ranking mundial da modalidade. Com o título, Raiza garantiu a hegemonia nacional, no ano em que foi a melhor brasileira em todas as provas disputadas por ela no País e também na América do Sul.

Pódio da Elite Feminina. Da esquerda para direita: Amanda Vieira (4ª), Érika Gramisceli (2ª), Raiza Goulao (1ª), Sofia Subtil (3ª) e Liege Walter (5ª) - Foto: Divulgação
Pódio da Elite Feminina. Da esquerda para direita: Amanda Vieira (4ª), Érika Gramisceli (2ª), Raiza Goulao (1ª), Sofia Subtil (3ª) e Liege Walter (5ª) – Foto: Divulgação

Mesmo já realizando seu período de trabalhos de base para a próxima temporada, Raiza não deu chances para as rivais e venceu com tranquilidade a etapa. “Encerrar o ano com mais uma vitória me deixa feliz demais. Foi muito legal a competição em Maricá e também um ótimo treinamento, de alto nível. A pista estava de parabéns, com um nível técnico bem bacana. A organização levou um mês para fazê-la e acertou nas suas escolhas”, comemorou a ciclista.

“Fiz a prova em um ritmo de treino, porque diferentemente de alguns atletas que encerraram na Taça Brasil a temporada e com ritmo de prova, eu já estava há mais de um mês sem competir. Foi bem legal, me controlei bem e consegui essa vitória para minha equipe”, completou Raiza Goulão.

Além de competir e garantir a liderança do ranking nacional de MTB em 2016, Raiza vivenciou uma oportunidade única no evento. “O que achei mais legal foi o contato com o público e principalmente com as crianças. Maricá tem uma escolinha de MTB, conheci boa parte desta criançada e após a competição foi a vez de alinhar junto com elas para sua prova, afim de incentivá-los na prática do esporte. Ali vi que o mountain bike não está só nas pistas, com quem já compete, mas também nas categorias de base. Foi surreal a experiência, tão legal quanto cruzar em primeiro lugar na Taça Brasil de MTB”, relatou a goiana.

Raiza alinha com criança de escolinha de MTB - Foto: Divulgação
Raiza alinha com criança de escolinha de MTB – Foto: Divulgação

Atual número 16 do mundo, a ciclista viveu um ano especial, representando pela primeira vez o Brasil em Jogos Olímpicos, na Rio 2016. Ainda nesta temporada ela atingiu em agosto um inédito top 10 do ranking UCI, tendo ficado por 22 semanas no top 15, entre maio e novembro. Raiza participou ainda de cinco das seis etapas da Copa do Mundo de Cross Country Olímpico, ficando de fora apenas da abertura, em Cairns (Austrália). Em La Bresse (França), ela obteve seu melhor resultado na elite, o 17º lugar, assim como no Campeonato Mundial também teve seu auge em três anos, com um 23º lugar.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização