26 de abril de 2024

Pesquisadores desenvolvem adesivo que monitora o nível de hidratação de atletas

Sensor do tamanho de um Band-Aid reage à presença do suor, indicando os níveis de glucose e lactato presentes em sua composição para monitorar com precisão o nível de desidratação do atleta

Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo tipo de monitor capaz de monitorar em tempo real o nível de hidratação de atletas.

De acordo com a revista Popular Science, uma vez fixado no braço ou região lombar do atleta, o adesivo – de formato e tamanho similar ao de um curativo Band-Aid – coleta a transpiração através de uma série de tubos capilares e o encaminha a quatro sensores localizados em sua região central, que contém enzimas que alteram sua cor ao reagirem com os componentes do suor como glucose e lactato, além de medir seu potencial hidrogeniônico (PH).

Sweat Sensor

Com base em uma escala de cores disponibilizada em um aplicativo para smartphone, é possível determinar com precisão o nível de desidratação do atleta.

Ainda em fase de protótipo, uma vez lançado comercialmente, o novo sensor adesivo deverá possuir uma autonomia de até seis horas de uso, dependendo do grau de sudorese do atleta.

Atualmente, o sensor está sendo em ciclistas indoor e em situações externas, sob patrocínio e supervisão da Força Aérea dos Estados Unidos e de fabricantes de bebidas esportivas e deverá demorar mais alguns anos antes de ser lançado comercialmente.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização