28 de março de 2024

Empresa de telefonia entra no mercado de bicicletas urbanas inteligentes

LeEco Super Bike conta com navegação auxiliada por computador com sistema operacional baseado no Android e conexão via ANT+

Todos os anos em janeiro, com a chegada da CES (Consumer Electronics Show), maior feira de eletrônicos do mundo, vários fabricantes apresentaram suas propostas de reinventar produtos já existentes, incluindo a bicicleta. A grande novidade este anos é a chegada da LeEco, empresa chinesa especializada na fabricação de televisores e smartphones de baixo custo anunciar sua chegada ao mundo da mobilidade urbana com o lançamento de sua bicicleta inteligente.

Com o pretensioso nome de Super Bike, a bicicleta da LeEco esbanja tecnologia de navegação ao possuir seu próprio computador de bordo que atua no auxílio à navegação sem a necessidade de se utilizar um smartphone, transmitindo as informações relevantes em tempo real para uma pequena tela de LCD de 4 polegadas. O sistema operacional utilizado é o Bike OS, uma adaptação do Android.

Os mapas serão familiares para quem já teve um celular Nokia, já que são os mesmos, agora comercializados com o nome de Here. Eles carregam rapidamente e consomem menos dados que outras opções. O console central da bicicleta tem também uma bússola externa e conta com acelerômetro e barômetro para monitorar dados externos como as condições do ambiente. Como não poderia deixar de ser em uma bicicleta urbana, a Super Bike conta com luzes e buzina, assim como pisca-piscas, com seus respectivos controles ocultos na manopla do guidão.

Construída a partir de um quadro de alumínio hidroformado, a bike conta com uma bateria de 6.000 miliamperes para alimentar todo o sistema de navegação e iluminação de segurança, além da capacidade de transmitir os dados coletados através da rede ANT+. A LeEco Super Bike é equipada com grupo de transmissão Shimano Deore de 30 velocidades.

O fabricante ainda não anunciou a data de lançamento, nem seu preço de comercialização. A única informação é que ela estará disponível no meio de 2017 nos Estados Unidos.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização