26 de abril de 2024

Garmin lança equipamento GPS com capacidade de comunicação bidirecional

Novo Garmin inReach pode enviar e receber mensagens de texto e, caso necessário, acionar um alerta SOS para obter a ajuda do centro de monitorização global

Mountain bikers e outros adeptos de trilhas exploratórias podem agora contar com um novo recurso inestimável em situações de emergência. A Garmin, líder mundial no desenvolvimento de equipamentos de navegação por satélite anunciou esta semana o lançamento de seus novos inReach SE+inReach Explorer+, os primeiros receptores GPS da marca com a capacidade de comunicação global bidirecional.

Em lugares remotos, a capacidade de poder solicitar socorro em situações de emergência é fundamental não apenas para a segurança do ciclista desbravador. Embora não tenha sido desenvolvido especificamente para o uso em ciclismo MTB, a nova linha Garmin inReach possui características extremamente úteis como a capacidade de enviar e receber mensagens de texto e e-mails, enviar a localização para outro equipamento similar e, principalmente, acionar um alerta de SOS em nível global.

O novo recurso é resultado da aquisição da DeLorme, empresa norte-americana especializada na comunicação bidirecional por satélites, em fevereiro do ano passado. Com a fusão das duas empresas, a Garmin passa a transferir a tecnologia para seus novos equipamentos, dos quais a linha inReach faz parte.

Além de seus recursos de navegação disponíveis nos modelos topo de linha da Garmin, o novo GPS inReach conta com cobertura global para comunicação através da rede de satélites Iridium, rede de satélite com maior alcance do mundo e que garante 100% de cobertura global, mesmo em zonas costeiras ou em áreas com interrupções de energia elétrica.

Disponível através de um sistema de assinatura que custa a partir de 11,95 dólares/mês, o serviço de mensagens envia um comprovante de entrega todas as vezes que a mensagem for enviada. É possível também compartilhar sua localização, o que permite que outras pessoas acompanhem a sua viagem através do aplicativo MapShare.

Socorro – Em uma situação de emergência, é possível acionar uma mensagem de SOS para o centro de monitorização GEOS, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, que irá providenciar o socorro enquanto encaminha mensagens de ajuda e conselhos enquanto o resgate não chega.

Recursos – Através do aplicativo Garmin Earthmate é possível emparelhar o inReach com um smartphone ou tablet para facilitar o envio de mensagens ou planejar e visualizar mapas em uma tela maior que a do equipamento, que é de pequenas dimensões (3,5 x 4,7cm). Tanto o modelo inReach SE+ quanto o inReach Explorer+ compartilham de recursos como Bluetooth, bateria de lítio-íon de alta durabilidade (até 100 horas de uso) e resistência a água (padrão IPX7). O modelo topo de linha inReach Explorer+ tem por diferenciais a presença de um altímetro barométrico, bússola digital e memória interna de 2GB.

De acordo com a Garmin, os novos GPS inReach SE+ e inReach Explorer+ estarão disponíveis para venda a partir do primeiro trimestre de 2017, ao preço sugerido de 399,99 dólares (inReach SE+ e 449,99 dólares (inReach Explorer+).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização