20 de abril de 2024

Vudu 7V, o ciclocomputador ‘tudo em um’ para sua bicicleta

Ciclocomputador, smartphone, luz de segurança, câmera FullHD, buzina, alarme anti-furto, alerta de acidentes, caixa de som e muito mais, em um único equipamento…

A cada dia que passa, a oferta de acessórios eletrônicos para uso em ciclismo aumenta nas mais variadas opções. Se você é daqueles ciclistas aficionados em equipamentos eletrônicos, é provável que sua bicicleta esteja equipada com pelo menos um ciclocomputador e uma luz de segurança instalados no guidão. Instalar outros acessórios como câmera de ação ou um simples smartphone acabam por ocupar um bom espaço na bike, além de aumentar substancialmente seu peso final.  

Foi para atender o ciclista antenado em tecnologia que a pequena empresa startup britânica Vudu 7 criou o V, o primeiro ciclocomputador a reunir em um só produto tudo o que um ciclista precise – ou possa vir precisar – para sua bicicleta.

Com a aparência de um smartphone ‘marombado’, graças ao seu case a prova d’água e reforçado de policarbonato, o Vudu 7 V é equipado com um processador quad-core de última geração, receptor GPS, acelerômetro, giroscópio e barômetro em seu interior. Uma tela touchscreen de 4 polegadas e o sistema operacional Android 6.0 facilitam a sua operação.

Além de cumprir com louvor as tarefas básicas de monitorar velocidade, distância percorrida e tempo de pedalada, o Vudu 7 V pode monitorar cadência e frequência cardíaca, através de sensores ANT+, Bluetooth LE ou WiFi, além de funcionar como auxiliar de navegação, mostrando em sua tela mapas com rotas e trilhas.

É possível receber e realizar chamadas telefônicas através de seu conjunto de microfone e alto-falantes de 3 watts, que também podem ser utilizados para ouvir música ou para disparar uma estridente buzina que atinge impressionantes 110dB de volume. Em sua parte frontal, o Vudu 7 V conta com dois faróis de LEDs de alto brilho, capazes de proporcionar nada menos que 1.200 lumens de potência.

O equipamento pode ser facilmente removido da bike através de um sistema de blocagem rápida. Quando fixo no guidão, funciona também como alarme anti-furto, emitindo um ruído ensurdecedor caso a bicicleta seja movida sem autorização. Se mesmo assim a bike for levada, o Vudu 7 V enviará sua localização em tempo real para o smartphone do proprietário. Em caso de acidente, um sistema de alerta envia automaticamente uma mensagem de socorro.

Para garantir energia suficiente para viabilizar todos esses features, o Vudu & V conta com uma bateria recarregável de 8.000mAh. De acordo com seus desenvolvedores, o peso total do equipamento é de apenas 350 gramas.

Com o intuito de viabilizar a produção comercial do Vudu 7 V, seus desenvolvedores deram início a uma campanha de arrecadação de fundos através do site de financiamento coletivo, onde o acessório poderá ser adquirido em regime de pré-venda pelo preço de 300 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização