26 de abril de 2024

Novo Dura-Ace Di2 comunica-se remotamente com acessórios e smartphones

Grupo de estrada topo de linha da Shimano interage com ciclocomputadores GPS, aciona iluminação de segurança e se comunica com celulares – sem precisar tirar as mãos do guidão!

Lançado recentemente pela Shimano, a nova versão do grupo de transmissão eletrônica para bicicletas de estrada Dura-Ace R9150 Di2 conta com uma série de recursos inéditos de extrema utilidade.

Graças a nova atualização, será possível utilizar os botões ocultos na parte superior dos trocadores de marcha para interagir com equipamentos dotados de comunicação sem fio Bluetooth e ANT+, como por exemplo os ciclocomputadores GPS da marca Garmin ou as luzes de segurança e faróis da Bontrager, entre outros.

O novo grupo eletrônico da Shimano pode controlar remotamente acessórios como os GPS Garmin da linha Edge

Embora a versão anterior do grupo topo de linha da Shimano, o Dura-Ace 9070 já contasse com a possibilidade de interação com GPS da Garmin através do uso do módulo de transmissão sem fio vendido separadamente, o D-Fly, o novo Dura-Ace R9150 Di2, o  novo Dura-Ace R9150 Di2 expande ainda mais as possibilidades ao comunicar-se com outros acessórios.

O módulo de transmissão sem fio do Dura-Ace R9150 Di2 utiliza as redes ANT+ e Bluetooth parqa comunicar-se com acessórios e smartphones
O módulo de transmissão sem fio do Dura-Ace R9150 Di2 utiliza as redes ANT+ e Bluetooth parqa comunicar-se com acessórios e smartphones

Entre as possibilidades de interação destacam-se a capacidade de alternar as telas informativas do GPS, conferir o nível de bateria dos câmbios dianteiro e traseiro e verificar qual a relação está sendo utilizada. A grande vantagem do novo recurso entretanto é a sua capacidade de acionar os acessórios conectados sem a necessidade de se tirar as mãos do guidão, o que sem dúvida aumenta a segurança da pedalada, principalmente em estradas esburacadas ou em alta velocidade.

Com o novo grupo topo de linha da Shimano, o próprio usuário poderá realizar a customização das trocas de marcha via tablet ou smartphone

Diagnóstico e regulagens – Outro recurso inédito disponível no novo Shimano Dura-Ace R9150 Di2 é a possibilidade de se realizar diagnósticos e regulagens de câmbios via tablet ou celulares, algo até então possível apenas por meio de computadores conectados via cabos em ambiente de oficina mecânica. A partir de agora, usuários do grupo eletrônico poderão realizar a atualização de firmware, ajustes de câmbios a até mesmo programar alterações de marchas de forma automática, de acordo com valores de cadência e de potência pré-determinados. É possível ainda criar um perfil de usuário e transferi-lo facilmente para uma outra bicicleta equipada com o novo grupo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização