24 de abril de 2024

Roam 50, as novas rodas de carbono para bicicletas mountain bike da SRAM

Voltadas para o seguimento de Trail, novo modelo possui aro em fibra de carbono unidirecional, com perfil interno sem bordas

A marca SRAM amplia sua família de componentes de bicicletas com o lançamento das novas rodas Roam 50, construídas em carbono e destinadas ao seguimento de Trail. Disponibilizadas inicialmente apenas na medida 29 polegadas, as novas rodas do fabricante norte-americano contam com um diâmetro interno de 25mm, montagem com 24 raios e cubos com rolamentos selados Speedball, entre outras tecnologias de ponta.

Construída em fibra de carbono unidirecional, a Roam 50 adota o mesmo perfil hookless (sem bordas) no interior dos aros utilizado por outros fabricantes de rodas como a francesa Mavic, o que permite um maior contato com as bordas dos pneus em montagens sem câmara (tubeless) e, por consequência, diminui a possibilidade de vazamentos laterais.

Com 30,6mm de diâmetro externo, os aros adotam um perfil assimétrico na montagem dos raios, o que garante uma melhor distribuição de carga. Para garantir que o novo conjunto de rodas da SRAM combine com o grafismo da bicicleta, são fornecidos com a Roam 50 um kit de adesivos nas cores vermelho, azul, verde, amarelo, laranja e na combinação vermelho / laranja).

Compatíveis com a maioria dos eixos disponíveis do mercado (QR, 15 x 100, 12 x 142 e Boost), os cubos contam com rolamentos selados Speedball, de tolerâncias extremamente precisas e especialmente concebidos para reduzir ao máximo a resistência à fricção. Compatível com cassetes Shimano / SRAM e com núcleos SRAM XD, o cubo traseiro incorpora a tecnologia Double Time, com um freehub de quatro travas capazes de acoplarem em uma engrenagem de 26 dentes e oferecer 52 pontos de contato, o que garante uma retomada da pedalada ocorra com uma rotação do pedivela de apenas 6,9º.

O peso declarado pelo fabricante para as novas Roam 50 é de 765 gramas para a roda dianteira (equipada com eixo de 15 x 100) e 890 gramas para a traseira (com eixo de 12 x 142 e núcleo XD), um  total de 1.655 gramas.

As novas rodas da SRAM chegam ao mercado norte-americano e europeu ao preço médio de 653 euros (roda dianteira) e 763 euros (traseira). Até o fechamento desta edição não havia informações sobre os preços e disponibilidade no mercado brasileiro. Em breve, maiores informações.

Especificações técnicas

SRAM Roam 50

  • Tamanho: 29″
  • Número de raios por roda: 24
  • Montagem dos raios: cruzamento duplo
  • Raios: Laminados, de dupla espessura (2.0 e 1.8mm)
  • Aro: Fibra de carbono unidirecional
  • Diâmetro interno do aro: 25mm
  • Perfil do aro: Assimétrico, hookless, tubeles ready
  • Cubos: Double Time™, com quatro travas, rolamentos selados Speedball. Montagem dos rotores de freio no padrão 6 parafusos
  • Nipples dos raios: Alumínio
  • Compatibilidade de cassetes: SRAM XD™, SRAM/Shimano MTB
  • Peso: 765g (roda dianteira, com eixo de 15 × 100) e 890g (traseira, com eixo de 12 × 142 e núcleo XD) 
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização