26 de abril de 2024

Nova York equipa bicicletas públicas com sinalizadores a laser

Bicicletas do sistema de compartilhamento CitiBike virão equipadas com dispositivo que projeta desenho de bike no asfalto e aumenta a visibilidade do ciclista

O Citi Bike, sistema de compartilhamento público de bicicletas da cidade de Nova York, deu início esta semana a instalação de sinalizadores a laser em suas bikes.

Desenvolvidos para projetar o desenho de uma bicicleta no chão de forma aumentar a visibilidade do ciclista em em situações de baixa visibilidade, os dispositivos serão instalados inicialmente em 250. Projetada seis metros à frente da bicicleta, a sinalização aumenta a segurança do ciclista principalmente em cruzamentos, possibilitando aos motoristas de ônibus e de automóveis a identificarem o ciclista com alguns segundos de antecedência.

O uso do equipamento faz parte da adoção pela CitiBike do plano estratégico de origem sueca denominado Vision Zero, que tem como meta reduzir a zero o número de fatalidades no trânsito em todo o mundo.

Batizado de LaserLight, o aparelho é fabricado pela Blaze, empresa com sede no Reino Unido e que desenvolve produtos para ciclistas.

A iniciativa nova-iorquina aproveita copia  experiências realizadas pelo serviço de bike-sharing de Londres, onde 75% dos ciclistas que utilizaram o dispositivo disseram se sentir mais seguros com o laser. 

De acordo com um estudo encomendado pela Blaze, com o uso do LaserLight, os ciclistas ficam 96,2% mais visíveis aos motoristas de ônibus à noite, contra 72,4% em relação ao uso de luzes LED apenas. Em relação aos condutores de veículos particulares, a tecnologia melhorou a visibilidade dos ciclistas em 66%, contra 56% dos faróis LED comuns. 

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização