18 de março de 2024

Shimano lança versão do aplicativo E-Tube para tablets e smartphones

Disponibilizado para as plataformas iOS e Android, aplicativo permite configurar e diagnosticar remotamente transmissões eletrônicas Di2

Com o intuito de disponibilizar ao usuário entusiasta e a mecânicos de bicicletas mais uma ferramenta para ajustes de suas transmissões eletrônicas, a Shimano apresentou a nova versão de seu software de configuração e diagnóstico E-Tube para tablets e smartphones.

Disponibilizado nas versões para sistemas operacionais iOS e Android, a nova versão do E-Tube permite – assim como na versão para computadores -, a configuração, diagnóstico de erros e atualização de firmware dos câmbios eletrônicos Shimano Dura-Ace Di2, Ultegra Di2, XTR Di2 e Deore XT Di2. A grande novidade fica por conta da possibilidade da operação remota do sistema via Bluetooth e ANT+, através da instalação do módulo D-Fly SM-EWW01.

Modulo de transmisão sem fio Shimano D-Fly SM-EWW01

Uma vez instalado o módulo D-Fly na transmissão da bicicleta, é possível configurar remotamente a atuação dos câmbios dianteiro e traseiro, bem como dos trocadores de marchas, de forma funcionarem de acordo com o gosto e perfil de pedalada do usuário.

Asim, é possível por exemplo, programar que a transmissão realize alterações de marchas de forma automática, de acordo com valores de cadência e de potência pré-determinados. O aplicativo permite ainda a criação de perfis de usuário, que podem ser salvos e transferidos facilmente para uma outra bicicleta equipada com o mesmo grupo eletrônico.

Diagnóstico – Além da configuração, o E-Tube permite diagnosticar de maneira rápida e prática possíveis problemas como componentes danificados e cabos elétricos soltos, além de checar o estado da bateria. Eventuais atualizações de firmware da transmissão também poderão ser realizados via E-Tube. O aplicativo pode ser usado também na configuração e personalização de e-bikes equipadas com motores elétricos e interface Shimano Steps MTB.

Disponível em versões distintas para tablets e smartphones, o aplicativo Shimano E-Tube pode ser baixado aqui:

iOS

iPad iPhone

Android

Tablet Smartphone
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização