26 de abril de 2024

Cadeado com corda especial promete inibir furtos sem pesar na mochila

Feito com tecidos especiais de alta resistência a cortes, fogo, água e sujeira, trava Tex-Lock é flexível, leve e mais difícil de ser violada que as tradicionais correntes e cabos de aço para bicicletas

Largamente utilizados para prender bicicletas nos paraciclos, correntes e cabos de aço via de regra são pesados, incômodos e de transporte relativamente complicado, além do sempre presente risco de arranharem o quadro de nossa querida magrela.

Foi pensando em uma alternativa que reunisse características de leveza, flexibilidade e principalmente resistência que um grupo de empreendedoras alemãs criou o Tex-Lock, um revolucionário sistema de tranca para bicicletas composto por um cadeado e uma corda feita com tecidos especiais que, segundo suas desenvolvedoras, possui uma resistência superior ao aço utilizado em correntes comuns.

Confeccionado com um núcleo especial resistente a serras de aço carbono, a corda recebe mais quatro camadas de diferentes tipos de tecidos especiais, cada qual com sua função protetora. A primeira camada interna adiciona resistência a cortes e choques mecânicos enquanto que a segunda garante proteção conta fogo. Uma terceira malha adiciona proteção contra água e elementos químicos, enquanto que uma última camada, com várias opções de cores, cuida do aspecto visual da corda. Segundo as inventoras do Tex-Lock, em um futuro próximo será possível adicionar também uma camada de tecido condutivo que, em conjunto com um cadeado eletrônico, possa transformá-la em uma trava inteligente, que envia um alerta para o proprietário caso haja uma tentativa de furto.

A corda é montada com aros metálicos de alta resistência em suas duas extremidades, o que permite a utilização de um cadeado – fornecido com o Tex-Lock -, ou uma trava U-Lock comum, para adicionar uma proteção extra.

De acordo com suas desenvolvedoras, a Tex-Lock é muito mais leve que qualquer tranca disponível no mercado, além de ser muito mais difícil provocar seu rompimento. Além disso, por ser mais flexível que os cabos de aço, é também mais fácil de ser utilizada.

O acessório está sendo objeto de uma campanha de arrecadação de fundos que possam viabilizar sua produção em escala industrial, através do site de financiamento coletivo Kickstarter, onde o Tex-Lock poderá ser adquirido em regime de pré-venda ao preço de 78 euros (cerca de 260 reais).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização