24 de abril de 2024
Bicicletário do Largo do Batata, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo - Foto: João Luiz / Prefeitura de São Paulo

São Paulo inaugura mais um bicicletário público neste sábado

Prefeitura e Itaú Unibanco inauguram espaço localizado no bairro do Paraíso; serão 52 vagas para os ciclistas guardarem as bicicletas com segurança

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, a  Prefeitura Regional de Vila Mariana e o Itaú Unibanco inauguram neste sábado (11) mais um bicicletário público na cidade. O espaço, localizado no bairro do Paraíso, conta com 52 vagas e poderá ser utilizado gratuitamente de segunda a segunda, entre 4h e 1h. O secretário municipal de Transportes, Sérgio Avelleda, e o prefeito regional da Vila Mariana, Benê Mascarenhas, vão acompanhar a inauguração, que acontece às 16h.

O novo bicicletário está instalado na praça Maximus IV Sayegh, próxima à esquina das ruas Correia Dias e Cubatão e também da estação de metrô Paraíso. Esse é o terceiro bicicletário inaugurado na cidade em parceria como o Itaú Unibanco, que tem um termo de cooperação com a Prefeitura de São Paulo. Os outros dois ficam no largo da Batata e na praça dos Arcos. Ao todo, essas três estruturas oferecem 199 vagas. Além desses três, os ciclistas contam na cidade com 28 bicicletários nos terminais de ônibus e mais  29 instalados nas estações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Bicicletário do Largo do Batata, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo – Foto: João Luiz / Prefeitura de São Paulo

“A construção de bicicletários é essencial para o incentivo do uso de bicicleta como modal de transporte. Essa estrutura permite ao ciclista ter a segurança e a tranquilidade de que o seu patrimônio está protegido. Com isso, ele se sente mais seguro para usar sua bicicleta”, diz o secretário. Para a atual gestão, incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte é “medida pública essencial para construção de uma cidade mais saudável, mais amigável e muito melhor para todos”, ressalta Avelleda.

Quem tiver interesse em usar o espaço deve efetuar um breve cadastro pessoal e da bicicleta no próprio local. O ciclista precisa apenas apresentar o CPF para utilizar o local. 

Foto: João Luiz / Prefeitura de São Paulo

“O novo bicicletário contribui para a revitalização de espaços públicos da cidade, encontrando-se em um ponto estratégico, próximo a uma das estações de metrô mais movimentadas da capital e servida de duas linhas, a 1-Azul e a 2-Verde, além da própria ciclovia do eixo Vergueiro-Paulista”, afirma Luciana Nicola, superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú.

Durante a inauguração, haverá, das 16h às 20h, uma ação do artista paraense Heraldo Candido, especialista em gravura e que irá fazer uma intervenção real-time em lambe-lambe em uma das paredes da Praça Maximus IV Sayegh, inspirada no tema da bike. O Instituto Aromeiazero também estará presente com a Bike Spa, oferecendo, gratuitamente, serviços de manutenção de bicicletas. Bike foods com variado cardápio completam as atrações do evento.

Fonte: CET-SP

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização