26 de abril de 2024
Foto: João Paulo Labeda / Divulgação

Descida das Escadas de Santos chega a sua 15ª edição neste domingo (19)

O circuito estreito e íngreme exige técnica apurada dos atletas. Ao todo são 514 degraus em uma pista de 600 metros de extensão e desnível de 143 metros, o que equivale a um prédio de 45 andares

A Descida das Escadas de Santos chega a sua 15ª edição no domingo (19), pelo segundo ano no Morro do Pacheco. Além de levar milhares de pessoas para ver de perto a habilidade e coragem dos pilotos, ter cobertura ao vivo da Rede Globo e transmissão para mais de 150 países, a tradicional prova de Downhill movimenta toda a comunidade.

Mais de 2.000 pessoas vivem no local e o evento além de oferecer lazer e entretenimento, promove ação social. “Os moradores atuam no staff como fiscais de pista, controle de acesso, segurança, hidratação e alimentação. De acordo com a função trabalham de três a 10 dias. São 130 pessoas, cerca de 60% da mão obra”. Explica Marcelo Coelho, organizador do evento.

Foto: Marcus Cabaleiro / Divulgação

Presidente da ONG Amigos do Pacheco, William Amâncio da Silva, comenta sobre os benefícios. “Foram feitas obras de infraestrutura no trajeto e ramificações. Os comerciantes aumentam muito o faturamento nesta semana. A população tem orgulho de receber a competição, com a transmissão da televisão tornou o Pacheco ainda mais conhecido”.

Segundo a organização, no ano passado cerca de 10 mil pessoas acompanharam a prova. Sendo parte pelo trajeto e a grande maioria na descida das escadarias, onde são montadas arquibancadas. No local ficam quatro barracas onde são vendidos churrasco, sorvete, açaí, lanches e água de coco.

Foto: Marcus Cabaleiro / Divulgação

Desafio – Participam da corrida cerca de 100 pilotos de diferentes nacionalidades. Entre os favoritos estão os espanhóis Javier Guijarro e Joan Vicente Merida, o equatoriano Mario Jarrin e os brasileiros Wallace Miranda, Markolf Bertchold e Lucas Borba.

O circuito é bastante estreito e íngreme, exige técnica apurada dos atletas. Ao todo são 514 degraus em uma pista de 600 metros de extensão e desnível de 143 metros, o que equivale a um prédio de 45 andares.

Fonte: Prefeitura de Santos

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização