23 de abril de 2024
Foto: Divulgação / XTerra

Prestes a completar 12 anos de XTerra Brazil Tour, Edivando Cruz participa da 1ª etapa de 2017

Umas das maiores referências do XTerra MTB Cup Pro, paulista participou da primeira edição do festival, em 2005. Atleta de elite, ele coleciona diversos títulos nacionais e internacionais e vai se colocar à prova no XTerra Camp Ibitipoca, nos dias 18 e 19 de março

A cidade de Conceição do Ibitipoca, no interior de Minas Gerais, recebe, entre os dias 18 e 19 de março, a primeira edição do XTerra Brazil Tour 2017.  A etapa, que vem tornando-se uma ótima referência para competidores de todas as regiões do país, contará com cinco modalidades no total. São elas: XTerra Duathlon, XTerra Half Trail Run, XTerra MTB Cup Pro, XTerra Short Trail Run e XTerra Kids.

Muito tradicional no Estado de Minas Gerais, o mountain bike estará representado por atletas do primeiro escalão no cenário brasileiro, como no caso de Edivando de Souza. Dono de diversos prêmios nacionais e internacionais, o paulista, de Ilhabela (SP), conta que já está chegando na fase final de sua preparação.

Foto: Divulgação / XTerra

“Meu treinamento de base começou em meados de dezembro. Minha primeira competição será em fevereiro, mas meu foco está na estreia do XTerra Brazil Tour 2017, em Ibitipoca (SP). Tenho feito muitos treinos de resistência, tanto de mountain bike quanto em estrada. Cheguei a pedalar mais de 100km por dia neste período. Além disso, venho focando bastante no treinamento funcional para fortalecer minha musculatura”, esclareceu o atleta, que concilia sua rotina de treinos com sua esposa, filhos, e a faculdade de Educação Física.

Edivando é um velho conhecido dos amantes do XTerra Brazil Tour. Ele participou da primeira edição do festival, em 2005, e nunca mais parou. Com uma vasta experiência em provas off-road, o atleta conta o que é preciso para ser bem-sucedido em sua modalidade.

“O XTerra Brazil Tour tem sua característica própria, já que explora todas as valências do piloto. É preciso ter a vontade de vencer obstáculos, querer divertir-se e curtir muito a natureza. Aconselho que experimentem o evento e, sem pressa, conquistem vitórias pessoais para depois pensar em voos mais altos. O fato de poder competir em várias regiões do país agrega muito conhecimento. A troca de ideias com pessoas mais antigas no circuito também é fundamental para que o atleta siga em constante evolução” explicou o competidor, que começou em 1993 no ciclismo.

O XTerra Brazil Tour, que é apresentado pelo SESI, inicia suas atividades em 2017 na cidade de Conceição do Ibitipoca, interior de Minas Gerais. Para efetuar a inscrição para o XTerra Camp Ibitipoca e demais etapas, os interessados devem acessar o site oficial do evento.

XTerra Camp Ibitipoca

  • Data: 18 e 19 de março de 2017
  • Local: Conceição do Ibitipoca, Minas Gerais
  • Inscrições

Sobre o XTERRA

O XTerra nasceu em 1996, no Hawaí, criado pelo então atleta Tom Kiely, como a primeira prova de triathlon off-road do mundo. A partir de então a prova se internacionalizou e hoje está presente em mais de 40 países na Ásia, América, Europa e África.

No Brasil, o XTerra começou em Ilhabela (SP), em 2005, apenas com a prova de triathlon off-road, com aproximadamente 300 atletas e então pouco conhecida entre os brasileiros, mas com muita energia para crescer.

Uma das etapas do circuito XTerra no Brasil é escolhida para ser classificatória para o XTerra World Championship, que acontece na Ilha de Maui, no Havaí e reúne os melhores atletas do mundo. O XTerra Brazil, em Ilhabela (SP), distribui 50 vagas para os mais bem colocados triatletas por faixa etária, masculino e feminino, além dos profissionais, para a grande final com a nata do triathlon off-road mundial. São reunidos 800 atletas de 32 países para disputar em um percurso extremamente desafiador no terreno vulcânico da ilha americana. A etapa XTerra Brazil também é válida pelo XTerra Pam Am Tour.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização