28 de março de 2024
Foto: Divulgação

Universidade Estadual do Ceará inaugura ‘árvore solar’ para alimentar bicicletas elétricas

Equipamento composto por estrutura metálica que sustenta dez painéis fotovoltaicos, foi instalado no campus do Itapaery da UECE, em Fortaleza

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) inaugurou esta semana uma ‘árvore solar’ formada por painéis que transformam a energia do sol em eletricidade para alimentação de bicicletas elétricas que serão utilizadas por funcionários do campus.

A obra, fruto de uma parceria das empresas Eco Soluções em Energia e Projec, com o Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas da UECE, possui capacidade para recarregar até dez bicicletas elétricas simultaneamente, o equipamento é formado por dez painéis fotovoltaicos instalados sobre as palmas de uma ‘palmeira’ metálica. Além de alimentar as bicicletas, a energia excedente captada é repassará à rede pública, gerando créditos para que a UECE possa utilizar posteriormente.

Inicialmente, as bicicletas serão utilizadas pela equipe de segurança do campus do Itaperi para o patrulhamento do campus.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização