19 de abril de 2024

Novo design de ancoragem possibilita a troca rápida de coroas em transmissões 1x

Sistema OneUp Switch utiliza um único parafuso para fixar a coroa, possibilitando a customização da relação de transmissão de uma forma fácil e rápida

Um dos primeiros fabricantes a apostar no crescente mercado de transmissões de coroa única para bicicletas MTB, a OneUp Components anunciou hoje a criação de um novo sistema de fixação da coroa no pedivela que permite a rápida troca da mesma através de um único parafuso de ancoragem.

Batizado de Switch, o novo padrão de fixação utiliza uma aranha de desenho especial. Uma vez instalada, a peça permite a instalação ou troca da coroa sem que seja necessária a retirada do pedivela da bicicleta, graças a um engenhoso sistema de engate e fixação que utiliza um parafuso de 4mm. De acordo com o fabricante, com o Switch é possível realizar a operação em menos de 1 minuto.

A ideia por trás da invenção é justamente facilitar o tempo de troca da coroa, necessidade relativamente comum em atletas de MTB que utilizam relações de coroa única em suas bicicletas e precisam adequar sua relação de acordo com o tipo de terreno onde irão competir.

Outra grande vantagem do novo padrão de ancoragem é a sua ampla compatibilidade com os diversos modelos de pedivelas do tipo direct mount disponíveis no mercado, como os das marcas SRAM, Race Face, Cannondale, E13 e Hope.

Usuários do novo OneUp Switch poderão escolher utilizar coroas com 28, 30, 32, 34 ou 36 dentes, redondas ou ovaladas. Para adequar-se corretamente a qualquer modelo de bicicleta, as aranhas serão disponibilizadas em 3 offsets distintos: normal, para bikes com linha de corrente de 49mm, Boost (chainline de 52mm) e Super Boost (chainline de 56,5mm).

O novo sistema OneUp Switch pode ser adquirido no próprio website do fabricante ao preço de 77 dólares (aranha) e as coroas custam a partir de 40 dólares cada.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização