28 de março de 2024
Evento acontece no dia 09 de março, das 9h30 às 10h30, em Porto Alegre - Foto: Detran-RS

Porto Alegre promove Dia de Mobilização pela Segurança do Ciclista

Evento realizado pelo Detran-RS em parceria com entidades sociais marca início da campanha de mobilização estadual para divulgar leis sobre bicicleta no trânsito

Mostrar que o espaço da bicicleta na rua é garantido por lei e que o respeito ao ciclista pede uma medida simples no trânsito. Com esse objetivo, o Detran-RS se uniu a Mobicidade, Associação de Ciclistas de Porto Alegre (ACPA) e Laboratório de Políticas Publicas e Sociais (Lappus)  para promover o Dia de Mobilização pela Segurança de Ciclistas. O evento acontece no dia 09 de março, das 9h30 às 10h30, no canteiro da Avenida Wenceslau Escobar, esquina com a Otto Niemeyer.

O lançamento em Porto Alegre marca o início de uma campanha de mobilização que pretende se estender também para outros municípios do Estado. A ideia surgiu do Grupo de Trabalho que, desde 2015, estuda políticas de incentivo ao uso da bicicleta e para a segurança de ciclistas no âmbito do Estado. O GT mapeou os principais problemas enfrentados no dia a dia e a campanha busca informar o público sobre os principais conceitos da legislação relacionada às bicicletas no trânsito.

Ciclistas utilizarão o ‘respeitômetro’ para mostrar qual a distância prevista em lei para passar por eles e mantê-los seguros. Autoridades do trânsito e representantes das entidades que compõem o GT estarão presentes para conversar com o público e os jornalistas presentes.  Em caso de chuva, o evento será adiado.

Fonte: Detran-RS

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização