26 de abril de 2024

Miranda XMOD, o primeiro pedivela modular totalmente configurável do mundo

Revolucionário sistema de montagem customizável permite infinitas possibilidades de configurações, através da troca de coroas, aranhas, eixos e dos braços

O fabricante de componentes para bicicletas português Miranda e Irmão apresentou esta semana ao mercado um novo e revolucionário sistema de pedivela intercambiável que promete acabar de vez com os problemas de incompatibilidade entre os diversos padrões existentes no mercado.

Batizado de Miranda XMOD, o novo pedivela é o primeiro de sua categoria onde todas as suas partes (coroas, aranha, eixo e braços) são completamente intercambiáveis, o que permite infinitas possibilidades de configurações, permitindo novas possibilidades de utilização a todos que querem customizar suas bicicletas ao seu gosto pessoal.

Entre todos os componentes de uma bicicleta, poucos possuem tantos padrões de instalação diferentes como o pedivela. Diariamente, mecânicos e ciclistas tem que conviver com diferentes padrões de eixo, pontos de fixação das coroas (BCD),  aranhas e comprimento dos braços, desenvolvidos por diversos fabricantes distintos e muitas vezes incompatíveis entre si.

A solução encontrada pela Miranda foi a criação de um sistema totalmente modular, onde o usuário poderá escolher separadamente o tipo de eixo compatível com o quadro de sua bicicleta e em seguida optar por um comprimento de pernas do pedivela que mais se adeque ao seu bike fit: 170 ou 175mm.

A partir daí, é possível escolher o tipo de aranha que se adeque às coroas que serão utilizadas. Entre as opções de padrões disponíveis estão: BCD 88, BCD 104, BCD 104/64, BCD 110/110, BCD 110/74 e BCD 130/130, além de opções para coroas do tipo DirectMount, que utilizam um sistema proprietário de retenção de corrente denominado ChainFlow, similar ao padrão Narrow Wide utilizado em transmissões de coroa única (1x).

De acordo com o fabricante, o novo sistema de modular XMOD foi desenvolvido para ser extremamente durável e leve. Pesando apenas 590 gramas em algumas das suas configurações, é um dos pedivelas mais leves e com a melhor relação resistência/peso do mercado. Para isto, foram utilizados materiais como o titânio (eixo e coroas) e fibra de carbono (aranha), o que garante excelentes características de rigidez estrutural.

Compatível com coroas de 28 a 44 dentes e com suporte para as principais configurações de sistemas de transmissão/pedivela do mercado o novo Miranda XMOD será disponibilizado no mercado a partir de setembro. Até o momento não há maiores informações sobre preços a serem praticados.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização