20 de abril de 2024

Eric Barone pulveriza sua própria marca e estabelece novo recorde de velocidade em uma MTB: 227km/h

Com 56 anos de idade e em plena forma, atleta francês faz história ao conquistar um recorde estabelecido por ele mesmo em 2015

No alto de seus 56 anos, Eric Barone demonstra mais uma vez disposição para fazer história quando o assunto é velocidade em uma bicicleta. Neste sábado(18) o francês estabeleceu um novo recorde de velocidade em uma bicicleta MTB sobre a neve, ao cravar a marca de 227,720 quilômetros por hora. A incrível realização torna-se ainda maior se levarmos em consideração de que o recorde anterior, de 223km/h foi conquistado pelo mesmo Eric Barone, em março de 2015.

Mais uma vez, a região de Vars, nos Alpes Franceses, foi escolhida como palco da tentativa exitosa de estabelecimento do novo recorde. A bicicleta utilizada foi customizada a partir de uma bicicleta mountain bike da marca francesa Sunn, que recebeu carenagens aerodinâmicas em fibra de carbono e reforço estrutural no quadro, para resistir às vibrações causadas pelas irregularidades em conjunto com a alta velocidade. A bike utiliza amortecedores, SR Suntour, freios customizados da Hope  e rodas em carbono da francesa Mavic. Um detalhe curioso é a escolha dos pneus de série Hutchinson Python tubeless, utilizados normalmente em bicicletas de XC.

Para garantir o máximo de aerodinâmica e um mínimo de proteção em caso de queda, Eric Barone utilizou um capacete fechado em forma de gota e sua icônica vestimenta especial na cor vermelha que lhe granjeou o apelido de “Red Barone” (um trocadilho em inglês com o lendário Barão Vermelho).

Demolidor de recordes – Nascido em 4 de novembro de 1960, Oyonnax, nos alpes Franceses, Eric Barone é um colecionador de recordes de velocidade e atual recordista em velocidade sobre a neve (227,720km/h) e sobre cascalho (172km/h).

O atleta francês, que começou sua carreira profissional como dublê de astros de Hollywood como Sylvester Stallone e Jean-Claude Van Damme, começou tardiamente na bicicleta com a idade de 34 anos, quando desenvolveu uma fixação especial em estabelecer recordes de velocidade sobre este veículo. Seu primeiro recorde foi conquistado em 1994, ao superar a marca anterior de Christian Taillefer em velocidade sobre a neve. Em 1999, Barone ultrapassou sua própria marca, repetindo o feito em abril de 2000, quando atingiu a velocidade de 222km/h na estação de esqui francesa de Les Arcs, utilizando uma bicicleta protótipo, além de capacete e roupas aerodinâmicas.

Ainda em 1999, Barone atingiu 118 quilômetros por hora ao despencar ladeira abaixo de um vulcão no Havaí. O francês superaria sua própria marca pouco tempo depois em Cerro Negro, vulcão situado na Nicarágua, suja declividade e solo com poucas irregularidades foram considerados ideais para o ciclista francês, que desde então passou a tentar novos recordes por lá.

Em novembro de 2001, seu trabalho foi recompensado ao atingir 130km/h. Acreditando poder ir ainda mais longe, decidiu tentar novamente em maio de 2002, alcançando então 163 quilômetros por hora em sua primeira tentativa, utilizando uma bicicleta de série. Poucos minutos depois, em sua bicicleta protótipo, Barone havia percorrido pouco mais de 400 metros a 172km/h quando subitamente o garfo de sua bike partiu-se, derrubando Barone em altíssima velocidade, que só não morreu graças ao seu capacete, embora tenha partido diversas costelas, entre outros ferimentos graves.

Apesar de ter jurado nunca mais descer novamente em Cerro Negro, Barone anunciou logo após sua recuperação que iria tentar quebrar novos recordes na neve. Em março de 2005, Eric Barone estabeleceu um então novo recorde de velocidade, batido novamente por ele mesmo neste sábado.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização