24 de abril de 2024
Praça da República - Foto: Hugo Acioly / Setur PE

Recife extinge vagas de automóveis para dar lugar a ciclofaixa permanente

No total, 42 vagas foram extintas para implantação de trecho da Ciclovia Camilo Simões no bairro de Santo Antônio

Com o objetivo de viabilizar o término da implantação do primeiro trecho do Eixo Estruturador Cicloviário, batizado como Ciclovia Camilo Simões, 42 vagas de Zona Azul serão extintas no entorno da Praça da República, no bairro de Santo Antônio. A retirada das vagas teve início ontem (21) e está sendo realizada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e a implantação da rota cilclável é feita pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Governo do Estado.

A medida entra em vigor uma vez que o trecho da estrutura cicloviária, que passa na área, já recebeu toda a sinalização horizontal e vertical, regulamentando a implantação da rota ciclável no entorno da Praça da República. Dessa forma, os veículos não apenas ficam proibidos de estacionar, como também estão proibidos de transitar sobre a ciclofaixa no trecho indicado.

Para realizar o trabalho de orientação e fiscalização na área, a CTTU irá destacar uma equipe de 4 agentes e orientadores de trânsito, que vão realizar o trabalho de orientação dos condutores na terça-feira (21) e quarta-feira (22). Já a partir da quinta-feira (23), será dado o início ao trabalho de fiscalização. Aqueles que forem flagrados estacionados sobre a ciclofaixa estão passíveis de multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já aqueles que transitarem irregularmente sobre a ciclofaixa, poderão receber multa de R$ 880,41 e 7 pontos na CNH.

Eixo Estruturador Cicloviário – Em abril, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, por meio do Prodetur, vai entregar à população o primeiro trecho do Eixo Cicloviário Estruturador – Camilo Simões, que vai ligar o Marco Zero, no Bairro do Recife, à Fábrica Tacaruna, localizada na Avenida Agamenon Magalhães. Ao todo, o percurso compreende a Avenida Rio Branco, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti, Avenida Dr. Jayme da Fonte e Avenida Governador Agamenon Magalhães.

Fonte: Prefeitura de Recife

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização