20 de abril de 2024
Trilhas em Campos Novos-SC são ótimas opções para cicloturistas - Foto: Pedro Cezar / Campos Bike

Cicloturismo: 3 trilhas imperdíveis que você precisa fazer em Santa Catarina

Caixa d’água, Caxambu e Ponte Pênsil são indicadas para diferentes tipos de ciclistas. Belezas naturais ganham destaque na região

Um dos destinos mais procurados pelos praticantes do cicloturismo em todo Brasil, o Estado de Santa Catarina possui uma grande diversidade de cenários e belezas naturais. Separamos três dicas de trilhas no município de Campos Novos, cerca de 370 km da capital, especialmente destacadas por moradores da região que têm recebido cada vez mais grupos de apaixonados por bicicleta, turismo e natureza.

Caixa d’água

Trajeto de aproximadamente 24 km, sendo que aproximadamente 10 km são no asfalto. Com 330 metros de elevação acumulada, o ciclista não terá subidas pela frente e pode passar tranquilamente, sem grandes dificuldades para pedalar. Ideal para quem é iniciante da modalidade.

Caxambu

Com um percurso de aproximadamente 50 km, 23 km deles são no asfalto e 610 m de elevação acumulada. Esse trecho é bem tranquilo e se passa num estradão de lavoura com chão batido e pouco cascalho. Ele bastante indicado para os ciclistas que gostam de pedalar durante a noite. Essa trilha é de nível intermediário.

Ponte Pênsil

Pôr do sol na trilha da Ponte Pênsil em Campos Novos-SC – Foto: Pedro Cezar / Campos Bike

Trajeto com aproximadamente 80 km: são 47 km de asfalto e 1.060 m de elevação acumulada. Aqui o ciclista passará sobre uma ponte pênsil muito utilizada antigamente por moradores da região. Outro ponto de destaque nesse passeio é a barragem de Celso Ramos, uma das maiores do mundo. Esse trecho tem descidas e subidas muito técnicas, mas paisagens que trazem grande satisfação ao pedalar.

“Possuímos inúmeras trilhas e estradas. Somos cercados de plantações, montanhas e outras paisagens de encher os olhos. De speed ou mountain bike, os lugares são ótimos para pedalar. A altitude aqui varia de 800 a 1.000 metros, podendo agradar a todos que gostam de pedalar em montanhas, planos, subidas e descidas. E, para mim, o que chama mais atenção é o nascer e o pôr do sol, que rendem fotos incríveis em vários pontos da região”, comenta Pedro Cezar Vezaro, proprietário da Campos Bike em Campos Novos-SC.

Passeio ciclístico em Campos Novos-SC – Quem quiser conhecer um pouco mais o cicloturismo na região de Campos Novos, a Campos Bikes vai organizar neste domingo (26), um dos passeios mais tradicionais da região que em 2017 chega à sua 5ª edição comemorando os 136 anos da cidade. Os interessados poderão fazer sua inscrição clicando aqui. Mais informações no Facebook da Campos Bike.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização