19 de março de 2024

Nova ferramenta promete facilitar a localização de furos nos pneus e câmaras de ar

Puncture Finder utiliza pequenas esferas de isopor que se movimentam na presença de vazamentos de ar

Pneus e câmaras de ar furados são com certeza o problema mecânico mais frequente nas pedaladas. Não importa se transitamos no asfalto ou em trilhas, mais cedo ou mais tarde nos deparamos com a situação de ter que realizar um reparo de emergência.

Embora furos de tamanho grande possam ser facilmente localizados, perfurações menores via de regra são mais difíceis de serem percebidos. Foi para ajudar nessas horas que um designer inglês desenvolveu uma nova ferramenta que facilita a operação de reparar a câmara de ar.

Composto por um invólucro transparente contendo pequenas e leves bolas de poliestireno expandido – conhecido popularmente como isopor -, que se movimentam na presença do ar, o Puncture Finder funciona de maneira rápida e fácil: Basta deslizá-lo pela superfície do pneu e/ou câmara até encontrar o furo.

Além de bicicletas, o Puncture Finder pode ser utilizado para localizar furos em câmaras de ar de motos e automóveis, bolas e colchões infláveis.

Utilidade questionável – Apesar de ser apregoado como uma ‘revolucionária ferramenta de detecção de furos’ por seu fabricante, a nova invenção – que tecnicamente não pode ser chamada de tão nova assim – possui uma série de inconvenientes que tornam sua viabilidade questionada.

A primeira questão é o seu tamanho. Embora de pequenas dimensões, seu desenho revela-se volumoso para ser transportado na mochila ou no bolso do ciclista, que provavelmente irá preferir localizar os furos através de outra técnica, como o uso do nariz. Por outro lado, sua utilização em casa ou em uma oficina é ofuscada pelo uso de uma bacia com água, muito mais rápida e eficiente na descoberta de furos em câmaras de ar.

Outro problema é o preço: cada unidade do Puncture Finder custa 9,99 libras (cerca de 39 reais), o que convenhamos, é muito dinheiro para uma simples caixa plástica com bolinhas de isopor em seu interior!

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização