19 de março de 2024
Foto: Prefeitura de Vila Velha / Divulgação

Vila Velha (ES) implantará dez estações de bicicletas compartilhadas

Estações serão instaladas em locais onde já existe estrutura cicloviária, como no centro da cidade e nas regiões da Orla e Glória

A prefeitura de Vila Velha (ES) anunciou nesta sexta-feira (24) a implantação de pelo menos dez estações de compartilhamento de bicicletas no município. Segundo a prefeitura, o processo de permissão pública já está em andamento, com a elaboração do termo de referência e a regulamentação do serviço.

Na última quarta-feira (22), o prefeito de Vila Velha, Max Filho, sancionou a Lei nº 5.833/17, que institui o Bike Vila Velha, iniciativa para o incentivo ao uso de bicicleta no município, compromisso de campanha do prefeito que tornou-se projeto de lei de autoria do vereador Bruno Lorenzutti.

Os estudos sobre a regulamentação e o termo de referência para a permissão do serviço já estão praticamente prontos. Inicialmente, as estações serão instaladas em locais onde há uma estrutura cicloviária, como nas regiões da Orla, centro da cidade e na Glória.

Pelo sistema de compartilhamento, primeiro os usuários fazem um cadastro, depois retiram e devolvem as bicicletas utilizadas nos trajetos entre as estações. A utilização da bicicleta é tarifada depois de percorrido um tempo gratuitamente que ainda será definido.

“Duas empresas se mostraram interessadas em atuar no sistema, mas as contribuições estão sendo analisadas”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Antônio Marcus Machado. Segundo ele, a formalização final da concessão ou Parceria Público Privada (PPP) do sistema de compartilhamento de bicicletas deve estar pronto no início de agosto desse ano. 

Atualmente o anel cicloviário de Vila Velha conta com mais de 46 quilômetros de ciclovias, dos quais 20,5 quilômetros foram construídos em administrações anteriores. O anel interliga a orla ao centro da cidade, passando pelas avenidas Darly Santos e Carlos Lindenberg, além dos ramais nos bairros.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização