19 de março de 2024
Foto: Divulgação / Federação de Ciclismo do Piauí

Federação homologa etapa única do Campeonato Piauiense de Maratona de MTB

Desafio das Opalas, no próximo dia 18 de junho, será realizada no município de Pedro II, a 240 km ao norte de Teresina e definirá os campeões estaduais dessa modalidade

O município de Pedro II, a 240 km ao norte de Teresina, receberá o retorno das grandes disputas do mountain bike. O Clube Calangos de Ciclismo (CCC) realizará a primeira edição do Desafio das Opalas, no próximo dia 18 de junho, no encerramento do tradicional Festival de Inverno, evento artístico e cultural que movimento a terra de belezas naturais ímpares, clima ameno e famosa pelas jazidas da opala. Reconhecendo a importância de uma competição exclusivamente de mountain bike no estilo maratona, a Federação de Ciclismo do Piauí (FCP) homologou a competição, que valerá como Campeonato Piauiense de Mountain Bike de Maratona e, portanto definirá os campeões estaduais dessa modalidade. Além disso, a prova valerá ainda pontos para o ranking nacional Classe XCM2, da Confederação Brasileira de Ciclismo, devendo atrair atletas de outros estados.

O Desafio das Opalas terá um percurso de cerca de 85 km e premiação de R$ 10 mil, divididos para os campeões de todas as categorias. A organização informa que a divisão da premiação estará disponível em breve em regulamento específico a ser disponibilizado no Facebook da FCP e as inscrições estarão abertas neste mês de abril no site www.sprinta.com.br. O campeão piauiense de cada categoria também receberá da Federação de Ciclismo camisa oficial de campeão piauiense de MTB maratona, na festa de premiação, no final da temporada.

Foto: Divulgação / Federação de Ciclismo do Piauí

O presidente da FCP, George Rodrigues, explica que oficialmente existe o Campeonato Piauiense de Mountain Bike que, assim como em 2016, novamente conta com 12 etapas, que já começaram a ser realizadas nessa temporada. No entanto, o campeonato conta com provas nos estilo maratona (trecho em linha – XCM) e também provas de circuito (XCO), o que torna o campeonato misto e definirá no final do ano os campeões piauienses por pontos. “Essa etapa única em Pedro II definirá especificamente os melhores atletas de maratona, portanto, uma oportunidade estrategicamente bem planejada para os atletas federados, que são especialistas neste estilo”.

Um dos organizadores do Desafio das Opalas, Fernando Correa Lima, que além de fazer parte do CCC, é diretor jurídico da FCP, informou que a ideia de criar um campeonato piauiense de maratona com etapa única, veio da grande demanda de pedidos dos atletas de ter um prova nessa modalidade no município de Pedro II, assim como aconteceu nos anos de 2010 a 2012, com o Desafio P2 de MTB, que foi organizado com sucesso por Zenardo Maia, que atualmente é o diretor técnico da Federação de Ciclismo.

“Pedro II é uma região propícia para a prática de esportes ligados à natureza, como o mountain bike e, atrelado ao Festival de Inverno que movimenta a cidade, com pessoas de várias partes do país, resolvemos explorar os potenciais da região com a oportunidade de atletas de várias regiões poderem se inscrever. A prova em etapa única terá o incentivo da premiação em dinheiro, além de troféus para os cinco primeiros colocados de cada categoria e medalhas para todos os que completarem o percurso”, explicou Correa Lima.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização